INDÚSTRIA 4.0 – Você já ouviu falar?

Marcel de Roure
Por Marcel de Roure CEO e Engenheiro Chefe na Lince | Automação e Controle Publicado em Atualizado em

A visão da Industria 4.0 é trazer maior produtividade e eficiência através de processos de produção autogerenciados (inteligentes), em que pessoas, máquinas, equipamentos, sistemas logísticos, clientes, e fornecedores estabelecem uma comunicação e controle em tempo real uns com os outros.

Processos de produção e logística integrados em todos os níveis da empresa criam um ecossistema mais eficiente e flexível.

A Indústria 4.0 facilita o surgimento de cadeias inteligentes de criação de valor, capazes de abranger todas as fases do ciclo de vida do produto, desde a ideia inicial, desenvolvimento, produção, uso e manutenção. Até mesmo a reciclagem de um produto pode estar conectada a nova dinâmica proporcionada pela Indústria 4.0.

Desta forma, se torna possível a utilização de dados reais da operação para antecipar necessidades, continuamente obtendo-se melhorias em cada uma das etapas do processo industrial.

A digitalização da indústria prevê a promoção de novos modelos de negócios e apresenta grandes oportunidades para pequenas e médias empresas.

Parece coisa de um futuro distante não é mesmo? Mas isso já está começando a acontecer.

Quem não perceber e começar a incorporar todas as oportunidades apresentadas pela Indústria 4.0 vai ser deixado para trás.

O Nascimento da Indústria 4.0

O 4.0 que utilizamos para falar da nova dinâmica da indústria refere-se à ideia de que estamos passando por uma quarta revolução industrial.

Trata-se de uma visão completamente integrada da cadeia de valor, que alavanca a infraestrutura e as tecnologias de computação, software e internet para atingir maior eficiência produtiva.

  • Primeira: Mecanização da Produção e utilização Máquinas a Vapor.
  • Segunda: Produção em massa e Novas Fontes de Energia.
  • Terceira: Globalização e Revolução Digital.
  • Quarta: Internet das Coisas.

O que significa Internet das Coisas?

A adoção da Internet das Coisas ou Internet of Things (IoT) está fornecendo a base para melhorias drásticas na Indústria de Transformação.

O conceito central da Indústria 4.0 e da Internet Industrial das Coisas é usar tecnologia de ponta para vincular clientes, fornecedores e manufatura, para melhorar os resultados, através de comunicação em tempo real, incluindo análise, otimização e coordenação de produção.

A visão mais ampla da Indústria 4.0 prevê que a digitalização e integração de todos os aspectos da produção e do comércio, além dos limites das empresas, acabará por levar a uma produtividade e eficiência ainda maiores.

A aplicação da IoT cria um sistema holístico, que agrega diversas atividades, permitindo que as empresas de manufatura sejam mais eficientes e responsivas a mudanças, incluindo pedidos de clientes, fluxo de trabalho de processos, custo de matéria-prima e preços de energia.

Os ganhos de produtividade e eficiência resultantes tem ainda a capacidade de alavancar maiores retornos sobre investimentos.

Há também um número de outros benefícios possíveis, incluindo:

  • Menor tempo de processamento (Work In Progress)
  • Tempo mais rápido para o mercado (Go-to-Market)
  • Melhoria da eficiência da cadeia de suprimentos
  • Maior Utilização de Ativos
  • Minimização de paradas de planta não programadas
  • Novos modelos de negócios

Esqueça tudo que você sabe sobre vender produtos.

Essas novas tecnologias estão permitindo que os fornecedores ofereçam serviços de maior valor agregado.

Por exemplo, as máquinas atuais, dotadas de alto poder computacional e comunicação wireless, permitem que especialistas façam a análise de problemas e situações anormais. Assim é possível encontrar maneiras de melhorar e otimizar a operação remotamente, sem ter que viajar para a planta.

Empresas atentas a esta oportunidade estão criando uma enorme quantidade de valor para seus clientes, pois são capazes de proporcionar ganhos expressivos em redução de custos.

A Indústria 4.0 tem os mesmos objetivos de toda automação: redução de custos e aumento da produtividade.

Hoje, Softwares analíticos monitoram continuamente controladores e/ou sistemas, identificando problemas atuais e prevendo problemas futuros.

A Indústria 4.0 significa um avanço excepcional da capacidade dos computadores. Uma grande quantidade de informações coletadas chega totalmente digitalizada permitindo que as indústrias estabeleçam estratégias de inovação cada vez mais precisas.

A inovação que a Indústria 4.0 promove atinge pessoas, pesquisa e tecnologia. Temos que incorporar tudo que vai contribuir com os nossos objetivos dentro da atividade que escolhemos desempenhar.

A revolução da Indústria está apenas começando.

Mantenha os objetivos em vista

Numa economia global, a necessidade de manter a competitividade é de extrema importância para os fabricantes.

Empresas capazes de digitalizar de forma contínua dados e informações de máquinas, pessoal e sistemas empresariais, sem dúvida largam na frente na corrida para melhorar a produtividade, a eficiência e os resultados comerciais.

Porém, o perigo com a nova tecnologia “brilhante” é o de perder o foco nos objetivos.

Chamamos de “Síndrome do Objeto brilhante” essa mania de querer usar qualquer tecnologia só porque é a mais nova ou porque todas as outras industrias estão usando.

A tecnologia deve ser sua aliada. Cada instrumento ou cada sistema é feito para uma ou mais atribuições.

Tudo depende da sua possibilidade e da sua necessidade.

Ao invés de ficar hipnotizado pela nova tecnologia, é importante se concentrar em metas de alto nível com impacto mensurável na lucratividade.

O propósito não deve jamais ser a implementação de novas tecnologias por si só, mas sim a busca por melhorar métricas estratégicas do negócio.

É no resultado que o comitê executivo da empresa que você trabalha vai pensar quando você aparecer com um novo projeto. Você precisa falar a língua deles, dá resultado colocar as finanças do seu projeto em evidência.

O retorno sobre capital investido reina dentre as métricas de resultado. Este sempre será o investimento que vale o empenho gerado.

A Indústria 4.0 está aí para contribuir com todo este cenário de tecnologia, produtividade e resultados.

Esperamos ter contribuído para você entender um pouco mais sobre o conceito de Indústria 4.0.

Obrigado pela leitura. E se você quiser saber qual tecnologia está revolucionando o cenário da instrumentação industrial em medição de nível, preparamos um texto especial.

Para saber tudo sobre Instrumentação Industrial e ser um verdadeiro especialista no assunto conte com a gente.

Quer contar com a sua instrumentação com a LINCE no seu processo?

Guia Definitivo de Medição de Nível - Banner

Compartilhe

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão.