6 verdades que você precisa saber sobre a Instrumentação Industrial

É inegável que, com o avanço da tecnologia ao longo dos últimos anos, os processos industriais se tornaram mais automatizados e eficientes, e muito disso se deve à Instrumentação Industrial.

Com a implementação de instrumentos na indústria, é possível aumentar a repetibilidade de processos, diminuir o número de paradas de planta e garantir uma maior segurança de todos que estão presentes na planta de produção.

Neste post, separamos 6 verdades que você precisa saber sobre a Instrumentação Industrial para entender que não pode ficar sem eles em seus processos industriais. Continue lendo e saiba mais!

1. Automação Industrial e Instrumentação Industrial são assuntos diferentes

Um erro bastante comum é a confusão que estes dois termos causam. É verdade que tanto a Automação quanto a Instrumentação Industrial possuem alguns pontos em comum, como a utilização da tecnologia para garantir o aumento da produtividade em um processo. Mas cada um tem um objetivo final diferente.

Enquanto a Instrumentação Industrial trabalha para garantir processos mais eficientes, seguros e com alta produtividade, por meio do auxílio de instrumentos de controle, a Automação Industrial está focada na utilização de máquinas que trabalhem de forma autônoma em todos os setores industriais, seja de forma individual ou por meio de sistemas interligados. 

2. A escolha certeira de um instrumento expande significativamente a eficiência da planta 

Um dos principais objetivos da Instrumentação Industrial é manter o controle do processo produtivo, seja em nível, volume, peso, densidade, vazão e outros. Se a sua medição é eficiente, o resultado gerado será um maior rendimento da produção, pois os processos serão feitos sem interrupções.

Um instrumento de medição que seja ideal para o processo e trabalhe sem falhas, garante que menos paradas de plantas ocorram e manutenções desnecessárias sejam realizadas, aumentando a eficiência da planta.

3. A Instrumentação está diretamente ligada à Segurança do Trabalho

A Instrumentação Industrial também tem o papel de garantir que toda a equipe presente na planta de produção esteja segura. Mediante um controle de nível eficiente, você evita que transbordamentos ocorram.

Imagine só um transbordamento acidental de um tanque com toneladas de grãos, causado por conta da não detecção do nível do instrumento. Pode gerar resultados catastróficos, como mortes de trabalhadores soterrados pela grande quantidade de produto.

Assim como falamos de um incidente envolvendo grãos, também poderiam ocorrer transbordamentos de diversos outros tipos de materiais comuns na indústria, como inflamáveis, reagentes, ácidos, dentre outros.

4. A escolha dos instrumentos corretos acarreta na diminuição de gastos

É verdade que, dependendo da situação, um instrumento de controle pode não ser o mais barato. Mas pense que, com este investimento inicial, você terá retorno no futuro.

Não haverá desperdício de produtos caso ocorra um transbordamento, gastos com manutenções desnecessárias serão eliminados, pois paradas de planta não programadas não ocorrerão mais, além da repetibilidade do processo ser maior e a produção aumentar consideravelmente.

Levando em consideração a Medição de Nível em um silo de grãos, é preciso que uma certa quantidade de produto seja estocada constantemente, mas por conta de falhas na medição, acaba não preenchendo sua capacidade total.

Então, se não for detectado a tempo que o problema foi gerado por um instrumento que apresenta mal funcionamento, a unidade de produção pode ter gastos desnecessários ao adquirir silos adicionais sem necessidade.

5 – Instrumentos radiométricos não são perigosos

Quando se fala de instrumentos radiométricos ou a utilização de fontes radioativas em processos, os principais receios das pessoas envolvem os riscos imprevisíveis de grandes acidentes ou de contaminação.

De fato, a radiação precisa ser tratada com cautela, mas são raros os casos em que acidentes ocorrem. A legislação brasileira é bem rígida quando se trata de Radioproteção na área de Segurança do Trabalho, tanto no controle de uso quanto na fabricação e importação dos instrumentos radiométricos. 

Se todas as normas da Radioproteção forem seguidas, você estará mais exposto à radiação quando voar de avião do que trabalhando ao lado de um instrumento que utilize a tecnologia nuclear.

6 – Os Instrumentos radiométricos possuem alta precisão

Os instrumentos radiométricos não são afetados pela maioria dos desafios da medição, uma vez que não entram em contato com o produto presente no reservatório. Por conta disso, os resultados das medições são extremamente precisos.

Entretanto, por ser uma aplicação com um valor mais elevado de implementação, eles são indicados para processos mais críticos e que outros instrumentos não possam solucionar. É tudo uma questão de analisar as necessidades do seu processo. 

Se um instrumento inadequado for instalado ao longo de um processo que demande um equipamento radiométrico, ele será danificado mais cedo e precisará de mais manutenções, gerando gastos acima do esperado. Acreditamos que você não queira gastar ainda mais.

Com fornecedor e suporte certos, utilizar instrumentos radiométricos traz segurança e produtividade para a sua operação! Inclusive, temos um eBook completo e gratuito com tudo o que você precisa saber sobre os Equipamentos Radiométricos, você pode baixar nosso eBook clicando na imagem abaixo!

cta ebook equipamentos radiométricos

Esperamos ter ajudado você a entender os motivos que levam a aplicação da Instrumentação Industrial serem fundamentais em seus processos!

Chegou o momento de dar um upgrade na operação em que você trabalha. Converse com o seu superior ou, caso seja você o responsável, busque as melhores soluções quando se trata de controle de processos.

Com o auxílio de um fabricante que realmente esteja comprometido em ajudá-lo a encontrar uma solução personalizada para as suas necessidades, com certeza dores de cabeça futuras serão evitadas.

Não deixe de assinar a nossa newsletter. Seja um especialista no assunto!