Aperfeiçoamento de Performance – a transformação da Manutenção Preventiva

Se você está sempre preocupado em ter a maior eficiência em seus processos, esse post sobre Aperfeiçoamento de Performance é para você!

A sobrevivência das organizações no mercado industrial depende de um ciclo bem definido de melhorias contínuas em seus processos.

Possuir a tecnologia correta é de extrema importância e traz inúmeros benefícios, como a otimização dos processos e redução do tempo em que a planta possa vir a ficar parada devido a algum problema, seja ele motivado por falta de manutenção ou por um funcionamento ineficaz do instrumento.

Porém, mesmo com a escolha da tecnologia certa, é preciso ir direto ao ponto e dizer:

Pare de gastar H/H da sua equipe com manutenção, esqueça esse serviço do jeito que você conhece e se atualize conforme as mudanças que ocorrem dentro dos seus processos industriais!

Existe uma nova ferramenta que irá ajudar nessa dinâmica de mutabilidade veloz e praticamente constante em seus processos!

Como funciona o Aperfeiçoamento de Performance?

Primeiramente, é importante ressaltar que o Aperfeiçoamento de Performance é um serviço oferecido junto com a aquisição do instrumento e não são todas as empresas que o entregam!

É preciso que você busque a empresa correta se quiser níveis de excelência altos em seus processos!

Dito isso, o Aperfeiçoamento de Performance geralmente funciona da seguinte forma:

Ao comprar um equipamento ou solicitar o serviço para um equipamento já existente, a empresa enviará um técnico (com data e hora marcada previamente pelo requisitante do serviço) para supervisionar a montagem realizada no equipamento indicando, se necessário, as alterações nas não conformidades encontradas.

Feito todos os ajustes, o técnico irá iniciar o comissionamento e calibração do equipamento para deixá-lo alinhado às necessidades de medição requeridas. Após a primeira visita, a empresa faz um acompanhamento desse equipamento em mais três visitas e da seguinte forma: 90 dias após a instalação,180 dias após a instalação e 360 dias após a instalação.

Quais são os benefícios do Aperfeiçoamento de Performance para a sua produção?

O acompanhamento feito por um profissional capacitado junto ao equipamento é importante para:

  • Uma segurança maior para o processo de medição, tornando-o mais confiável;
  • Redução do tempo que o seu pessoal dedica para manutenção, fazendo com que esse tempo seja convertido em outras atividades que demandem mais atenção;
  • Não acarreta custos extras pelas visitas (que normalmente não possuem um baixo custo);
  • E, por se tratar de um serviço já negociado, evita longos processos de aprovação de verba para uma visita de verificação do equipamento;
  • Além dos pontos anteriormente abordados, o serviço de Aperfeiçoamento de Performance reduz a chance da perda de garantia do produto oriunda de mal uso do equipamento.

O aperfeiçoamento de performance ajuda nessa dinâmica de mutabilidade veloz e praticamente constante em seus processos!

A otimização de custos em função da produtividade é uma realidade e que não deve ser ignorada e os resultados só vêm se você vai atrás deles!

Ter somente o equipamento correto em suas aplicações é primeiro passo, mas não é o bastante para trazer o resultado esperado!

Chegou o momento de dar um upgrade na operação em que você trabalha. Se você não é o responsável final pela decisão, converse com o seu gestor e ajude-o a dar um basta nas cobranças em relação a baixa produtividade da sua planta.

O próximo passo é buscar um fabricante que realmente esteja comprometido em ajudar a você a encontrar as melhores soluções para aumentar a eficiência do seu processo.

Assine a nossa newsletter fique por dentro de outras dicas e novidades!

Obrigado pela leitura do nosso material e até a próxima!

FONTES

  • Mais de 35 anos de experiência em automação e controle de processos.
  • Mais de 13 mil horas de engenharia de aplicação on-site
  • Mais de 5000 soluções de instrumentação desenvolvidas