Automação Industrial e a Confiabilidade dos processos

Um dos benefícios da Automação Industrial é o aumento da confiabilidade dos seus processos, que gera menos paradas de plantas desnecessárias e mais produtividade!

E é o que viemos falando nesse blog há tempos: quanto maior a produtividade e eficiência e menos perda de tempo com o que não é realmente necessário, melhor para todos!

O que é Automação industrial?

A Automação Industrial é a aplicação de tecnologias de hardware, software e equipamentos específicos e processos produtivos.

Seu objetivo é aumentar o máximo possível a autonomia dos processos de fabricação e, com isso, reduzir o esforço humano nesse processo.

Podemos tomar por exemplo a fábrica da Mercedes-Benz, onde os robôs, chamados de “AGVs”, ficam interligados e são guiados através da leitura de linhas verdes presentes no chão.

São centenas de códigos QR espalhados pelo piso indicando a estação de destino de cada um desses robôs. Eles são responsáveis por transportar, de forma autônoma, as ferramentas e peças sem que o humano precise entrar nessa operação.

E, como já dissemos no começo desse post, a maior confiabilidade na produção é, com certeza, um dos maiores benefícios que a automação traz para as indústrias!

Como surgiu a Automação?

Podemos dizer que a automação começou em meados do século XIX, quando as tarefas eram feitas manualmente já por maquinários adaptados com o intuito de aumentar a eficiência da produção.

Com o tempo, esses maquinários foram sendo adaptados, já que, devido a percepção de ganho de produção e eficiência,ganharam muita atenção na época.

Com isso, depois da Segunda Guerra Mundial, foram surgindo máquinas por controle numérico e computadores comerciais controlando sistemas de automação.

Surgiu também a dificuldade com os altos custos de manutenção desses computadores. Eles foram substituídos,então, por um Controlador Lógico Programável (CLP), projetado especialmente para atender a indústria.

Com isso, o sistema de automação veio a se tornar o que é hoje, trazendo inúmeros benefícios à indústria e a população.

Os benefícios da Automação Industrial e a confiabilidade na Indústria

O impacto que a automação traz é absurdo, influenciando diretamente na variedade dos processos e na redução de perdas na produção.

Isso se dá também devido à grande exigência da eficiência da redução de custos, sendo cada vez mais implantado a tecnologia da automação em todo o processo produtivo em uma indústria.

É importante ressaltar que, antes de implantar um sistema automatizado em uma planta industrial, é necessário que primeiro você deve projetar, fazer avaliação do ambiente, verificar a qualificação de seus funcionários que poderão operar alguns desses sistemas para, aí sim, construir um sistema automatizado na empresa.

Quanto à segurança, o número de acidentes de trabalho diminuí drasticamente, já que funcionários deixam de operar máquinas ou equipamentos que levariam mais riscos à saúde do operador.

É importante que todas essas operações estejam de acordo com a NR-12, Norma Regulamentadora responsável pela Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos.

Um outro benefício que podemos citar é a confiabilidade, na maioria das vezes todos os processos industriais desde a produção são acompanhados por monitoramento remoto permitindo ao operador responsável pela função a ele destinada controlar e monitorar todo esse processo, ocasionando maior exatidão no processo de fabricação e no tempo de produção de determinado produto.

Todos esses parâmetros levam a indústria ter maior vantagem competitiva no mercado, pois com sistema automatizado tem como consequência levar um sistema produtivo praticamente a perfeição, fazendo com que produtos e serviços estejam em conformidade com o desejado.

Instrumentação Industrial e Automação Industrial

A Instrumentação Industrial está muito relacionada com a automação, pois tem como função o upgrade de processos de fabricação, resultando em uma maior qualidade na obtenção de um produto e onde se aplica, como, por exemplo, dispositivos, técnicas de medição de nível, de indicação de temperatura e controle de equipamentos e máquinas.

Por isso, a Instrumentação Industrial torna-se indispensável quando você deseja ter maior eficiência em equipamentos ou plantas automatizadas.

Mesmo a Instrumentação estando relacionada com a automação, você deve entender que há diferenças entre as duas!

A Automação Industrial basicamente tem por função reduzir a mão de obra em um processo, substituindo o homem pela máquina. Temos como exemplo a fábrica da BMW na Alemanha, considerada a mais robotizada do mundo, onde o homem, na maioria das vezes, é responsável apenas por supervisionar o trabalho das máquinas.

A instrumentação é definida como “a ciência que estuda, desenvolve e aplica instrumentos de medição e controle de processos industriais” e, para controlar os processos industriais, são necessários a medição e o controle de uma série de variáveis físicas e químicas.

A Automação vai tirar o seu emprego?

É inegável que hoje o mercado de trabalho está passando por uma reestruturação, essa mudança sempre ocorreu de tempos e tempos, porém agora, essa reestruturação ocorre de maneira muito mais rápida, isso porque estamos vivendo o que chamamos de indústria 4.0.

Essa mudança no mercado está cada vez mais visível em nosso dia a dia, principalmente quando lemos algumas notícias, como a da Folha de São Paulo, dizendo que “…desde 2010, o número de robôs industriais cresce a uma taxa de 9% ao ano,segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT)‘’,  e que “no Brasil, cerca de 11.900 robôs industriais serão comercializados entre 2015 e 2020, segundo a Federação Internacional de Robótica”.

Isso tudo pode ser muito assustador dependendo da ótica que você deseja enxergar!

Por isso, muito se diz que a indústria 4.0 vai tirar o seu emprego, que os robôs vão aumentar a taxas de desempregos… isso não é uma verdade absoluta!

Não falamos agora pouco que o mercado de trabalho está passando por uma reestruturação?

Pois então! O que vai mudar é a forma de trabalho que teremos, pois é de considerar que esses trabalhos terão que explorar cada vez mais as qualidades humanas, como, por exemplo, a criatividade e aqueles que possuem menor qualificação deverão buscar se qualificar cada vez mais para não ficar para trás.

Tudo isso depende de como você se adapta a essa nova revolução que está acontecendo.

A automação industrial é a nossa maior aliada e faz com que empresas fiquem mais competitivas, aumentando a qualidade de produtos e serviços, as receitas das empresas que indispensavelmente irão voltar para investidores das próprias empresas e funcionários, refletindo também no aumento de gastos do consumidor e assim, criando mais empregos.

Com isso, podemos concluir que a indústria 4.0 vai exigir cada vez mais um perfil profissional qualificado, e, para isso, o profissional deverá sempre buscar qualificações desenvolvendo competências que atendam a necessidade atual, atuando em funções estratégicas e no controle de projetos.

Esperamos que você tenha entendido a urgência do investimento em Automação Industrial!

A otimização de custos em função da produtividade está fazendo todas as indústrias de pequeno, médio e grande porte aderirem aos instrumentos que utilizam tecnologias de Automação e Instrumentação Industrial em seus instrumentos.

Chegou o momento de dar um upgrade na operação em que você trabalha!

O próximo passo é buscar um fabricante que realmente esteja comprometido em ajudar vocês a enfrentarem o seu problemas com uma Instrumentação de má qualidade.

Assine a nossa newsletter e se torne um especialista no assunto!

Obrigado pela leitura do nosso material e até a próxima!

FONTES

  • Mais de 35 anos de experiência em automação e controle de processos.
  • Mais de 13 mil horas de engenharia de aplicação on-site
  • Mais de 5000 soluções de instrumentação desenvolvidas
  • Folha de São Paulo