av_timer 9 min
RF Admitância: a Evolução da Tecnologia Capacitiva
A RF Admitância é uma tecnologia de Instrumentação Industrial capaz de eliminar os principais desafios […]
av_timer 4 min
Se você acompanha o nosso blog, já deve ter percebido que a gente fala bastante sobre temas ligados à instrumentação e automação industrial.
Mas você sabe a diferença entre automação e instrumentação no dia a dia dos processos industriais?
Automação vem do latim Automatus, que significa “mover-se por si só”. Logo, o objetivo principal da automação industrial é fazer com que os mecanismos de uma máquina cuidem do seu próprio funcionamento evitando o máximo de intervenção do ser humano.
Além disso, a automação industrial aperfeiçoa os processos e reduz os custos.
A automação industrial é muito abrangente, atingindo desde portas eletrônicas e elevadores até robótica em linhas de produção.
Para que a automação industrial seja colocada em prática, os profissionais da área utilizam uma ciência que visa o aumento da eficiência dos processos de fabricação, assim como a geração de um produto com qualidade superior e baixo custo ao mesmo tempo.
Essa ciência é conhecida como instrumentação industrial.
A instrumentação industrial é indispensável quando o trabalhador deseja ter alguns resultados em suas máquinas, como o aumento da produção e do rendimento, e a coleta de dados sobre a matéria prima.
É bem comum pensarem que automação e instrumentação são a mesma coisa. Entretanto, mesmo as duas estando relacionadas e juntas, na prática, ainda existem diversas diferenças nessas áreas.
Para explicar a diferença entre automação e instrumentação podemos começar explicando que a automação industrial procura oferecer técnicas e formas de diminuir a mão-de-obra em um processo, gerando assim, métodos eficazes para substituir o trabalho manual por máquinas ou robótica.
Já a instrumentação industrial, por outro lado, foca em como aperfeiçoar o controle e desempenho de processos industriais, como o aumento de segurança de máquinas e trabalhadores.
Para deixar ainda mais claro a diferença entre automação e instrumentação, podemos resumir da seguinte forma: a automação visa a substituição de um processo manual, e a instrumentação visa o aperfeiçoamento de um processo.
Para atuar nas áreas de automação industrial ou instrumentação industrial, é necessário uma formação de tecnólogo ou de engenheiro na área específica.
Embora estejam muito ligadas, existem diplomas diferentes para cada uma.
É um fato que, quem estuda automação industrial, esbarrará em muitas matérias de instrumentação industrial e vice-versa, mas isso só acontece porque uma profissão complementa a outra.
O desenvolvimento de sistemas automatizados requer muito estudo, concentração e capacidade de resolver problemas.
Quando as empresas buscam automatizar seus processos, elas desejam aumentar sua competitividade no mercado utilizando as tecnologias mais modernas que existem. Por isso, o tecnólogo em automação industrial deve estar sempre atento às tendências tecnológicas de sua área.
De forma resumida, podemos concluir que a automação industrial fornece técnicas e formas de diminuir a mão-de-obra em um processo, substituindo por robótica um processo manual.
Enquanto a instrumentação industrial é responsável por aperfeiçoar o controle e desempenho dos processos, como aumentar a segurança de máquinas e trabalhadores.
Apesar de existir diferença entre automação e instrumentação industrial, elas se complementam.
A otimização de custos em função da produtividade está fazendo todas as indústrias de pequeno, médio e grande porte aderirem aos instrumentos que utilizam tecnologias de automação e instrumentação Industrial.
Por isso, é importante buscar um fabricante que realmente esteja comprometido em ajudar você a enfrentar o seu problema de medição de nível mais específico.
Assine a nossa newsletter e fique por dentro do universo da automação e instrumentação industrial.
FONTES