Como a Baixa Eficiência da Medição de Nível em Silos de Estocagem Pode Gerar Danos a Sua Operação?

Se você está inserido na indústria, deve saber que, quando ocorre alguma falha na Medição de Nível em silos de estocagem de grãos, danos graves podem ser gerados, não é?

Mas que tipo de danos são esses? Continue lendo e descubra!

O que é a Medição de Nível?

Medição de Nível é um processo de acompanhamento que as indústrias usam para controlar determinado produto ou fluido, seja ele líquido ou sólido, dentro de um recipiente específico. No caso da indústria alimentícia, são usados silos para estocar alimentos.

E por se tratar de uma indústria, a precisão, a exatidão e a repetibilidade são de extrema importância. Portanto, é preciso escolher o instrumento de medição de nível ideal para o seu processo.

Quais os danos que uma má instrumentação pode causar na Medição de Nível?

Quando a Medição de Nível é feita deixando alguma falha, podem acontecer transbordamentos, alarmes falsos e paradas de planta não programadas. Essas paradas são extremamente danosas aos processos, pois geram gargalos na produção.

Se um processo é interrompido de forma brusca, significa que a produtividade está sendo comprometida e o fluxo da planta não rende tudo o que deveria. As paradas de planta não programadas também acarretam em manutenções feitas fora do cronograma, que geram gastos desnecessários para a indústria.

Já os transbordamentos podem causar grandes impactos ambientais, desperdício de produtos e danos aos patrimônios da empresa. E ninguém quer isso, certo?

Além das paradas de planta não programadas, alarmes falsos e transbordamentos, a confiabilidade da Medição de Nível fica prejudicada, gerando riscos de Não Conformidades.

Não Conformidade na Indústria, do que se trata?

Todo processo industrial depende de vários fatores para ocorrer e obedece a diversos padrões e normas técnicas. Com certeza a cobrança para que não ocorra uma não conformidade de um produto ou processo é severa sobre os funcionários de uma indústria.

Conformidade é a adequação de um produto ou processo avaliado através de medições, testes e auditorias, tendo como intuito atender determinado requisito técnico. Todo processo na indústria está sujeito a não conformidade. Trata-se do oposto da conformidade.

Não conformidade significa o não atendimento a um requisito. Na maioria das vezes, está ligada a processos que geram resultados fora do esperado ou insatisfatórios.

Se você está inserido na indústria, deve saber que, quando ocorre alguma falha na Medição de Nível em silos de estocagem de grãos, danos graves podem ser gerados, não é?

Evitando problemas de Medição de Nível na Indústria Alimentícia

Para evitar que uma Não Conformidade ocorra, não basta eliminá-la do seu processo. É preciso descobrir a causa e corrigi-la. Na indústria alimentícia, existem diversos exemplos de não conformidades. Fatores críticos, como o pó em suspensão, incrustação, material desnivelado e obstrução mecânica podem afetar a Medição de Nível.

Por exemplo: uma medição imprecisa na Caixa de Farelo, causada pela interferência mecânica da rosca infinita que alimenta outros processos da indústria e que pode gerar uma Não Conformidade. O instrumento usado nesse tipo de medição de nível, se não for o ideal, pode sofrer uma grande interferência pelos fatores críticos citados anteriormente, mas que podem ser solucionados de forma simples.

Qual a solução ideal para os problemas de Medição de Nível?

Dizemos sempre que não existe instrumento de Medição de Nível que seja universal e funcione para todos os processos. É preciso que a empresa saiba das necessidades – e é aí que a escolha de fabricantes e fornecedores que tenham experiência no mercado e passem a confiança necessária entra – para que a solução ideal seja encontrada.

No caso da medição imprecisa na Caixa de Farelo usada como exemplo, podemos pensar em um sistema completo para a medição de nível:

  • Uma Chave de Nível com a tecnologia RF-Admitância, que não é afetada por incrustações e outras interferências;
  • Um Transmissor de Nível com qualidade HHLFS, que é ideal para líquidos ou lamas incrustantes com densidade média ou alta, com muita formação de espuma, elevada agitação e outros desafios que afetam a Medição de Nível.

Estes dois instrumentos de Medição de Nível, quando instalados em conjunto, fornecem mais confiabilidade e desempenho a todo o processo!

A importância da Instrumentação na área de Segurança do Trabalho

A Instrumentação Industrial também é feita para garantir a segurança em todo o ambiente de trabalho, tanto ambiental quanto dos trabalhadores e da própria empresa. Imagine o transbordamento acidental de um tanque de ácido causado por uma medição imprecisa de um instrumento?

Assim como falamos de um incidente envolvendo ácido, poderíamos citar vários tipos de materiais comuns na indústria, como inflamáveis e reagentes. Além disso, pessoas podem morrer soterradas por toneladas de grãos dos silos.

Prevenir transbordamentos, detectar vazamentos, evitar incêndios, dentre outras ocorrências, também é importante para a indústria e seus processos. Você pode ter que lidar com problemas como multas, indenizações e processos trabalhistas!

Se você está inserido na indústria, deve saber que, quando ocorre alguma falha na Medição de Nível em silos de estocagem de grãos, danos graves podem ser gerados, não é?

E aí? Entendeu a importância de uma boa Medição de Nível para que transbordamentos sejam evitados?

A otimização de custos em função da produtividade está fazendo todas as indústrias de pequeno, médio e grande porte aderirem aos instrumentos que utilizam tecnologias de Automação e Instrumentação Industrial em seus instrumentos.

Chegou o momento de dar um upgrade na operação em que você trabalha. Converse com o seu superior e contribuia dando um basta nas cobranças em relação a produtividade da sua planta.

O próximo passo é buscar um fabricante que realmente esteja comprometido em ajudá-los a enfrentar problemas com uma Instrumentação de má qualidade.

Assine a nossa newsletter e se torne um especialista no assunto!

Obrigado pela leitura do nosso material e até a próxima!

FONTES

  • Mais de 35 anos de experiência em automação e controle de processos.
  • Mais de 13 mil horas de engenharia de aplicação on-site
  • Mais de 5000 soluções de instrumentação desenvolvidas