Carreira em EIA – o que você precisa saber?

Escolher a carreira em EIA (Elétricas, Instrumentação e Automação) é uma opção muito vantajosa no ramo de Engenharia, Instrumentação e Elétrica. O mercado de trabalho pede cada vez mais profissionais especializados na área. Essa especialidade está muito em alta no mercado de trabalho e a mão de obra qualificada está escassa. 

Entenda as vantagens abaixo. 


O que é carreira em EIA?

Um especialista em EIA é de suma importância na indústria. O profissional é responsável por diversas funções que fazem o negócio funcionar.

Algumas das atribuições da função são: 

  • Gerenciamento dos projetos de instrumentação, automação e elétrica, adotando critérios técnicos.
  • Seguir padrões determinados pela empresa e a qualidade na entrega dos mesmos.  
  • Gestão do planejamento de engenharia e execução das atividades de instrumentação, automação e elétrica envolvidas nos projetos. 
  • Assegurar o controle e gestão das documentação elétrica dos projetos. 
  • Entender se as normas de regulamentação do país estão sendo respeitadas. Implementação de novas tecnologias.
  • Gerenciamento no desenvolvimento dos projetos elétricos: engenharia, design, equipamentos, especificação de materiais, escopo e execução.
  • Gerenciando recursos internos e externos para desenvolver procedimentos e políticas relacionadas à EIA, entre outras atribuições.

É necessário que o profissional seja especialista no ramo de Engenharia, Instrumentação e Elétrica para estar de acordo com as necessidades das empresas contratantes. 

Quais são as vantagens do mercado de trabalho?

Um especialista em EIA é raro no mercado de trabalho. Muitas empresas buscam um profissional adequado e não encontram. Vagas de emprego ficam abertas por muito tempo até acharem a pessoa ideal para o cargo.

Por outro lado, isso pode ser bom para o profissional. Já que com a grande procura, os salários são valorizados. 

Como se especializar sendo da área de Engenharia, Instrumentação e Elétrica?

Existem algumas formas de se especializar na carreira de EIA. O primeiro passo é realizar a graduação em Engenharia Elétrica, que é oferecida em várias universidades particulares e públicas no Brasil.

Após isso, é necessária a realização de cursos técnicos em instrumentação e automação industrial, que é oferecido por diversas escolas e instituições pelo país. 

Tornar-se um especialista em Engenharia, Instrumentação e Elétrica é um caminho que pode ser muito rentável ao profissional e todo e qualquer investimento em especializações serão recompensados. 

Por que começar agora a especialização em EIA?

Ao longo deste post notamos as diversas vantagens de se seguir em uma carreira EIA. Dentre elas podemos listar:

  • A escassez de mão de obra especializada
  • A quantidade de vagas no mercado de trabalho
  • A boa remuneração do setor
  • A importância do profissional de EIA na indústria
  • Desenvolvimento e qualificação profissional 

Os benefícios de se especializar nesta área de atuação são incontáveis. Com certeza este post ajuda a responder eventuais dúvidas sobre se é mesmo vantajoso seguir na carreira de EIA. 

Conclusão

Como podemos observar, se trata de um mercado bastante lucrativo e muito abrangente para o profissional, com muitas oportunidades que podem ser aproveitadas. Além de ser uma especialidade nova no ramo industrial. 

Não se esqueça de assinar a nossa newsletter e obrigado pela leitura do nosso material!