Como A Qualidade Da Cana-De-Açúcar Pode Afetar A Produção De Açúcar E Etanol?

Já dissemos aqui no blog que, com a preocupação acerca da escassez e dependência de energias não renováveis, diversas indústrias começaram suas buscas para obtenção de matérias primas abundantes, renováveis e de baixo custo para fabricação de biocombustíveis. Entretanto, se a matéria prima não for de boa qualidade, o produto final pode – e será – prejudicado! Nesse post iremos falar sobre como a qualidade da cana-de-açúcar pode afetar a produção de açúcar e etanol!

Você sabia? O Brasil se destaca na produção de etanol a partir da cana-de-açúcar e biodiesel a partir da mamona e da soja!

A nossa cana-de-açúcar se destaca por ser a matéria prima com maior rendimento para produção de açúcar e etanol, sendo responsável por 43% da exportação de açúcar mundial.

Como funciona o processo de fabricação de açúcar e etanol?

O processo de fabricação de açúcar e etanol é simples, porém possui etapas críticas.

O caldo que vem do início do processo é divido, parte indo para o restante das etapas que resultaram no açúcar, e parte para a fermentação e então fabricação do etanol.

Assim, a última etapa que sucede o início do processo de fabricação do etanol é a Centrifugação.

Já dissemos aqui no blog que, com a preocupação acerca da escassez e dependência de energias não renováveis, diversas indústrias começaram suas buscas para obtenção de matérias primas abundantes, renováveis e de baixo custo para fabricação de biocombustíveis. Entretanto, se a matéria prima não for de boa qualidade, o produto final pode - e será - prejudicado! Nesse post iremos falar sobre como a qualidade da cana-de-açúcar pode afetar a produção de açúcar e etanol!

Esse seria o esquema de fabricação de uma usina para produção de ambos os produtos, porém existem empresas com produção dedicada somente ao açúcar ou ao etanol!

E como a qualidade da cana-de-açúcar pode afetar a produção de açúcar e etanol?

Antigamente, a qualidade da cana-de-açúcar era determinada apenas pela sacarose aparente (POL). Atualmente, entretanto, existe uma definição mais abrangente, que também acrescenta as características físico-químicas e microbiológicas da cana.

E essas características podem afetar significativamente a recuperação do açúcar na fábrica, além da qualidade do que foi produzido no fim do processo!

Dois tipos de fatores afetam a qualidade da cana-de-açúcar destinada à indústria:

  • Fatores internos, relacionados à composição da cana, que são afetados de acordo com a variedade climáticos, solo e tratamento da cultura de cana;
  • Fatores externos, relacionados a materiais estranhos ao caule da cana (como a terra, pedras e plantas invasoras, por exemplo) ou compostos produzidos por microrganismos que se alimentam dos açúcares do caule.

Para avaliar corretamente a qualidade da cana-de-açúcar, é preciso considerar a riqueza de açúcares presentes e o potencial de recuperação deles.

Os principais fatores relacionados à qualidade da cana-de-açúcar são a sacarose aparente (POL), a pureza, os açúcares redutores totais (ATR) na cana, o teor de açúcares redutores, a porcentagem de fibra e o tempo de queima e corte. Abaixo, seguem as definições destes indicadores.

Para a indústria canavieira, quanto mais elevados os teores de sacarose aparente, melhor. Já com relação à pureza, quanto maior a pureza da cana, melhor a qualidade da matéria-prima para se recuperar açúcar.

Quando a cana está com a porcentagem de fibra baixa, ela quebra com o vento, o que faz com que perca mais açúcar quando é lavada. Já o tempo de queima e corte, além de afetar a eficiência o desempenho dos processos de produção, afeta também a qualidade do produto final.

Já dissemos aqui no blog que, com a preocupação acerca da escassez e dependência de energias não renováveis, diversas indústrias começaram suas buscas para obtenção de matérias primas abundantes, renováveis e de baixo custo para fabricação de biocombustíveis. Entretanto, se a matéria prima não for de boa qualidade, o produto final pode - e será - prejudicado! Nesse post iremos falar sobre como a qualidade da cana-de-açúcar pode afetar a produção de açúcar e etanol!

E aí? Entendeu como a qualidade da cana-de-açúcar pode afetar a produção de açúcar e etanol?

Com o gasto cada vez maior de matérias primas não renováveis para a geração de energia, soluções inteligentes e eficientes precisam ser tomadas!

Para que não exista desperdício de matérias-primas durante todo o processo das usinas sucroalcooleiras, desde a fabricação de etanol e açúcar até a cogeração de energia, é importante escolher instrumentos que sejam eficientes para os processos e que não causem alarmes falsos e paradas de planta não programadas.

Chegou o momento de dar um upgrade na operação em que você trabalha!

Você precisa buscar um fabricante que realmente esteja comprometido em ajudar vocês a enfrentarem o seu problema de medição de nível mais específico. E se você quer saber mais sobre os desafios de medição de nível, temos um ebook completo para você baixar:

ebook

Esperamos que você tenha segurança para tratar de assuntos relacionados à Medição de Nível e falar acerca das tecnologias mais adequadas para os desafios enfrentados nas instalações da mais diversas indústrias.

Não deixe de assinar a nossa newsletter para se tornar especialista no assunto!

Obrigado pela leitura do nosso material e até a próxima!

FONTES

  • Mais de 35 anos de experiência em automação e controle de processos.
  • Mais de 13 mil horas de engenharia de aplicação on-site
  • Mais de 5000 soluções de instrumentação desenvolvidas