Entenda como é realizada a medição de umidade em cavaco de madeira

A determinação da umidade em cavacos de madeira, na indústria de papel e celulose, é importante para manter constante a eficiência da caldeira e ela pode ser feita com um medidor por micro-ondas para perdurar a precisão da medição.

Continue lendo o post e saiba o porquê de realizar esta medição!

Como funciona o princípio de medição por Micro-ondas?

As Micro-ondas são altamente sensíveis às moléculas de água. Ao penetrar no material de processo, as micro-ondas causam a rotação das moléculas de água livres. Como resultado, a velocidade da micro-onda é reduzida (mudança de fase) e sua intensidade é diminuída (atenuação).

A mudança de fase e a atenuação das micro-ondas representam uma medição direta da concentração de água ou a umidade em um dado material, de onde se pode também inferir medições de concentração ou de matéria seca.

No sistema de transmissão de micro-ondas mais modernos, toda a seção transversal do material é penetrada. Portanto, a medição é altamente precisa e traz resultados com mais fidelidade. 

Além disso, pelas micro-ondas possuírem potência muito baixa, de aproximadamente 0,1 mW, o produto que será analisado não aquece ou sofre alterações!

As antenas do sistema não entram em contato com o material, portanto, não estão sujeitas à desgastes. A alta dinâmica favorece a medição mesmo em aplicações com camadas espessas de material, como para medição de umidade em correias transportadoras ou chutes. 

O sistema oferece a possibilidade de compensar a altura da coluna de produto na correia por meio de um sensor de nível (ex.: ultrassônico). Em casos onde a densidade é variável, uma compensação de densidade por sistema radiométrico também pode ser instalada.

Os instrumentos de Medição por Micro-ondas medem umidade nos mais variados produtos e linhas de produção, pode ser feita em correias transportadoras, silos e chutes. 

A tecnologia também possibilita uma medição sem contato de toda a seção de material. O resultado é uma medição em linha precisa e representativa, com garantia de qualidade e otimização do processo. 

Medidor de Umidade em Tempo Real

Existe outro instrumento por Micro-ondas que realiza a medição de umidade de sólidos em tempo real e sem contato, e é ideal para uso em correias transportadoras, silos e chutes também. 

A sua medição possui alta precisão e representatividade, além de o sensor possuir uma tecnologia não intrusiva, o que faz com que o instrumento fique livre de manutenção e desgaste.

Ele conta com uma construção robusta especial para aplicações com material à granel e a sua interface de software é fácil de usar, o que garante procedimentos de calibração e operações rápidas e simples.

Como é feita a medição de umidade do cavaco de madeira?

Tudo se inicia com a chegada das toras na fábrica. Esta madeira é coletada, lavada, descascada e picada. O cavaco fica estocado no pátio de madeira sendo posteriormente transportado pela correia transportadora. 

Especialmente no verão, quando as pilhas de cavaco estão umedecidas, a concentração de água pode variar drasticamente. É aí que é preciso realizar a medição de umidade, feita através de um sistema de medição de umidade sem contato e por micro-ondas. Na maioria das vezes a medição ocorre em correias transportadoras, muito próximo da linha de alimentação da caldeira.

Com uma antena transmissora abaixo da esteira e uma antena receptora acima, as micro-ondas penetram por toda a seção transversal do cavaco de madeira, oferecendo a informação da medição em tempo real e com altíssima precisão. Um sistema radiométrico adicional pode ser utilizado para compensar variações na densidade aparente e na carga.

A medição de umidade de cavaco é feita porque o material deve estar sempre seco e para que seja garantida a eficiência da caldeira,  gerando a otimização da operação dela através de informação da umidade em campo. 

sistema-medição-umidade-cavaco-de-madeira

Quais são as características da medição de umidade por micro-ondas e quais os seus benefícios?

A medição de umidade por micro-ondas é a melhor escolha, principalmente por contar com diversas características reunidas para melhorar o seu processo, como:

  • medição sem contato;
  • fácil de instalar em esteiras existentes;
  • altamente representativo, através da tecnologia de transmissão;
  • alta repetibilidade de medição;
  • avançada tecnologia de transmissão de microondas, que penetra por toda a seção transversal do material.

Quando este sistema é utilizado em processos de medição de umidade de cavaco de madeira, o seu processo ganha diversos benefícios, exemplos:

  • aumento da eficiência da caldeira;
  • fácil retrofit em sistemas existentes, sem modificações;
  • controle em tempo real do processo de cozimento.

Entendeu o porquê de realizar a medição de umidade em cavaco de madeira e os benefícios de utilizar os medidores por micro-ondas?

Com fornecedor e suporte certos, você com certeza irá encontrar a solução ideal e totalmente personalizada para as suas necessidades!

Você agora já sabe os benefícios que os medidores de umidade por micro-ondas trazem para seus processos, não é? Então, chegou o momento de dar um upgrade na operação em que você trabalha.

Converse com o seu superior e ajude-o a dar um basta nas cobranças em relação à produtividade da sua planta.

O próximo passo é buscar um fabricante que realmente esteja comprometido em ajudá-los a enfrentar o problema de Medição mais específico, com soluções totalmente customizadas para as necessidades dos seus processos.

Não deixe de assinar a nossa newsletter e se tornar um especialista no assunto!