Filtragem na Mineração: saiba a importância!

Você, que trabalha na indústria de mineração, sabe qual é a real importância da filtragem na mineração?

Como funciona a filtragem na Mineração?

A filtragem é uma operação de separação do sólido e do líquido, usada na indústria de mineração.

Consiste na passagem da polpa de minério, através de um meio filtrante, para que haja retenção do sólido e a passagem do líquido.

Os meios filtrantes devem se caracterizar por oferecer mínima resistência ao fluxo do que está sendo filtrado, gerar baixa concentração de sólidos no que foi filtrado, não apresentar possibilidades de bloqueio, oferecer boas características de descarga, permitir a limpeza com água ou sopro de ar e ter boa resistência mecânica, química e biológica.

A filtragem utilizada para a retirada de água de concentrados e rejeitos finais, além da de maximizar a recuperação de substâncias dissolvidas em processos hidrometalúrgicos.

A filtragem contínua, a vácuo, com formação de torta de minério, é a mais utilizada na indústria de mineração, através de filtros de tambor, de disco e horizontais.

O desempenho de um filtro é avaliado no seguintes aspectos:

  • Umidade de torta;
  • Taxa unitária de filtragem;
  • Porcentagem de sólidos no filtrado.

De onde surgem os rejeitos gerados na Mineração?

A economia do Brasil sempre andou lado a lado com a mineração. Desde os tempos coloniais, o Brasil transformou a mineração em um dos setores básicos da economia nacional.

O solo está cheio de recursos que podem ser usados na indústria e a mineração tem o papel fundamental de recolhê-los e usá-los da melhor forma possível!

Os minérios são submetidos a processos de tratamento que acabam gerando rejeitos ao final. Eles são inevitáveis e, por serem produzidos em grandes quantidades, acabam afetando o meio ambiente.

Como funciona a filtragem na Mineração? A filtragem é uma operação de separação do sólido e do líquido, usada na indústria de mineração.

Buscando minimizar os impactos ambientais e os custos gerados na disposição e contenção desses rejeitos, as empresas têm procurado soluções em seus processos de tratamentos de minérios.

Dependendo do tipo de minério que está sendo explorado, o rejeito pode se apresentar na forma de lama. A forma mais utilizada para o cuidado com esse rejeito é na superfície e a construção de barragens de contenção de rejeitos se torna essencial.

As atividades  da indústria de mineração devem ser realizadas causando o mínimo de impactos ambientais possíveis! Além disso, programas de recuperação de áreas degradadas por essa atividade são fundamentais para garantir o retorno das áreas a uma condição mais próxima da original.

A Segurança do Trabalho também é fundamental, uma vez que o setor de mineração é um dos que mais causa acidentes!

Assine a nossa newsletter fique por dentro de outras dicas e novidades!

Obrigado pela leitura do nosso material e até a próxima!

FONTES

  • Mais de 35 anos de experiência em automação e controle de processos.
  • Mais de 13 mil horas de engenharia de aplicação on-site
  • Mais de 5000 soluções de instrumentação desenvolvidas