Instrumentação Industrial: saiba a sua importância

Você já deve ter visto por aí, e até mesmo aqui no nosso blog, o termo “Instrumentação Industrial”, principalmente se está inserido em algum setor da indústria. Mas você sabe a importância que a Instrumentação Industrial realmente possui?

Continue lendo o post e descubra!

O que é Instrumentação Industrial?

A Instrumentação Industrial é a ciência que estuda, desenvolve e aplica instrumentos de medição e controle de processos na indústria. É empregada tanto em processos usuais, como a Medição de Nível em indústrias sucroalcooleiras, quanto em processos críticos, como reatores nucleares.

A obtenção de medidas precisas e com o menor custo possível depende do instrumento empregado, da qualificação do usuário e do tratamento matemático que as medições sofrem.

Dessa forma, para o emprego de instrumentos e a interpretação correta dos seus resultados, é fundamental que a pessoa encarregada dessa tarefa entenda os princípios de medição dos instrumentos, para que possam ser feitas medições confiáveis dentro das faixas possíveis e características do instrumento.

Por que a Instrumentação Industrial é tão importante?

Manter um controle adequado dos processos tem se tornado cada vez mais importante, e isso se deve a dois fatores: redução dos custos de produção e aumento do foco em segurança do trabalho.

Eficiência e Redução de custos na Instrumentação Industrial

Um dos principais objetivos da Instrumentação Industrial é manter o controle do processo produtivo, seja em nível, volume, peso, densidade, vazão e outros. Se a sua medição é eficiente, você terá como resultado um maior rendimento da produção, pois os processos serão feitos sem interrupções.

A medição adequada de uma grandeza é um elemento fundamental dentro de um sistema de calibração de tanques. 

Uma instrumentação precisa expande significativamente a eficiência da planta.

Levando em consideração a Medição de Nível, se um silo de grãos precisa estocar uma certa quantidade de material o tempo inteiro, mas não é preenchido em sua capacidade máxima por conta de falhas na medição, é possível que a unidade de produção necessite de silos adicionais, acarretando em despesas com compras e manutenções desnecessárias.

Muitos processos necessitam de um fluxo contínuo de entrada e saída de materiais. É inviável obter um fornecimento consistente com taxas variáveis ou se houver incidentes na linha de abastecimento.

Segurança do trabalho na Instrumentação Industrial

A Instrumentação Industrial também é feita para garantir a segurança do seu time. Imagine o transbordamento acidental de um tanque de ácido, causado por uma medição imprecisa de um instrumento. Pode gerar um resultado catastrófico!

Assim como falamos de um incidente envolvendo ácido, também poderia transbordar diversos outros tipos de materiais comuns na indústria, como inflamáveis, reagentes, dentre outros.

Prevenir transbordamentos, detectar vazamentos, evitar incêndios também é importante para que a indústria e seus processos estejam cumprindo todas as regulações ambientais.

Qual a importância do Instrumentista Industrial?

O instrumentista é o profissional que precisa possuir bastantes conhecimentos gerais, uma vez que atua diretamente nas áreas da eletroeletrônica, pneumática, hidráulica, mecânica, química e informática. Ou seja, é multidisciplinar.

Além disso, ele precisa entender como funciona um processo industrial ou, no mínimo, parte dele, para conseguir atender satisfatoriamente a produção e agir diretamente em prol da qualidade do produto, na redução dos impactos ambientais, na redução de custos e perdas, na proteção do processo e segurança operacional.

O instrumentista realiza a instalação, o comissionamento e manutenção em equipamentos utilizados para controle de processos industriais, com atuação nos diversos segmentos da indústria.

Perfil do profissional formado em Instrumentação Industrial

Um bom profissional da área de Instrumentação Industrial deve gostar muito de tecnologia e ter afinidade com ciências exatas. O desenvolvimento de sistemas automatizados requer muito estudo, concentração e capacidade de resolver problemas.

Outra característica importante para este profissional é a capacidade de trabalhar em equipe, já que os projetos de modernização dos processos industriais costumam envolver um time com profissionais de diferentes áreas.

Quando as empresas buscam automatizar seus processos, elas desejam aumentar sua competitividade no mercado ao utilizar as tecnologias mais modernas que existem. Por esta razão, o tecnólogo em Automação Industrial deve estar sempre atento às tendências tecnológicas de sua área.

Qual a diferença entre Automação e Instrumentação Industrial?

A Automação Industrial estuda técnicas e medidas para diminuir a utilização de mão de obra humana em um processo. Ou seja, trata-se de uma forma eficaz de substituir o trabalho manual pela máquina ou robótica.

A Instrumentação Industrial está preocupada com o aperfeiçoamento do controle e/ou desempenho dos processos industriais, como o aumento da segurança de máquinas e pessoas.

De um modo geral, a Automação Industrial veio trazendo, ao longo do tempo, uma série de benefícios, nos mais diversos setores da indústria e da própria sociedade.  

Nas indústrias, a urgência no aumento da produção, a fim de responder à crescente demanda, com custos cada vez mais baixos e à fabricação constante de novos produtos, acarretou no crescimento do número de processos completamente automatizados.

A Instrumentação Industrial, quando utilizada de forma criteriosa e planejada, reduz custos, aumenta a produtividade e contribui com qualidade, controle e segurança na produção.

Hoje em dia, existem instrumentos que não necessitam entrar em contato com o produto para obter os resultados de Medição, e são considerados os mais modernos e precisos. Estamos falando dos Instrumentos Radiométricos. 

Existem também aqueles instrumentos, como Sensores e Transmissores de Nível, que contam com a tecnologia RF-Admitância e não são afetados por desafios da Medição de Nível, como a alta temperatura e a espuma.

Não existe na Instrumentação Industrial equipamentos que sejam universais e funcionem para todos os processos. Por isso, é essencial que você busque um fabricante que seja capaz de analisar as necessidades do seu processo industrial, para fornecer soluções personalizadas para o que você precisa.

Conheça mais sobre instrumentos radiométricos no nosso eBook gratuito Equipamentos Radiométricos: eficiência, performance e confiabilidade.

cta ebook equipamentos radiométricos

Também temos um material gratuito voltado para a tecnologia RF-Admitância. Confira clicando aqui.

Não deixe de assinar também a nossa newsletter para receber mais conteúdos como este!