Qual a Importância Da Impregnação De Cavaco Antes De Chegar Ao Digestor?

Quem está por dentro das rotinas das indústrias de papel e celulose já está acostumado a ouvir falar de digestores e da sua relação direta com a capacidade de produção da fábrica. Mas você sabe qual a importância da impregnação de cavaco antes de chegar ao digestor?

Como funciona a impregnação de cavaco na indústria de papel e celulose?

Tudo começa com a chegada das toras na fábrica de papel e celulose. Esta madeira é coletada, lavada, descascada, picada e classificada. O cavaco é estocado no pátio de madeira e transportado para o cozimento, através de correias.

O cavaco é impregnado com o chamado licor branco – solução aquosa alcalina que contém reagentes como hidróxido de sódio (NaOH) e sulfeto de sódio (Na2S).

Nessas condições de cozimento, ocorre a dissolução da lignina a partir da reação do licor branco com a madeira, transformando os cavacos em celulose marrom.

Em algumas linhas de produção, a impregnação de licor no cavaco pode acontecer em vasos que antecedem o processo de digestão, conhecidos como Imp.Bim.

Quem está por dentro das rotinas das indústrias de papel e celulose já está acostumado a ouvir falar de digestores e da sua relação direta com a capacidade de produção da fábrica. Mas você sabe qual a importância da impregnação de cavaco antes de chegar ao digestor?

Estes vasos estão presentes nos processos de digestão por batelada e contínua, com o intuito de aprimorar a impregnação de licor nas fibras do cavaco. Assim, a eficiência é aumentada e o tempo de cozimento reduzindo.

Após a reação do licor branco com o cavaco, a lignina reage com o licor, formando o licor negro, onde se concentram, além da própria lignina, substâncias e impurezas presentes no cavaco. Assim, o licor negro entra em um processo de recuperação em ciclo fechado.

Após o cozimento, a polpa de celulose é enviada para o processo de lavagem e branqueamento.

Em um próximo post abordaremos mais sobre os demais processos!

E aí? Entendeu a importância da impregnação do cavaco de madeira no processo de produção das indústrias de papel e celulose?

Em todos os processos, manter um controle de nível é fundamental para que não haja nenhum desperdício ou gastos desnecessários.

Para saber mais sobre as diversas tecnologias existentes para medir o nível em diversos processos, você pode baixar o nosso eBook gratuito aqui.

A otimização de custos em função da produtividade está fazendo todas as indústrias de pequeno, médio e grande porte aderirem aos instrumentos que utilizam tecnologias de Automação e Instrumentação Industrial em seus instrumentos!

Chegou o momento de dar um upgrade na operação em que você trabalha!

Converse com o seu superior e ajude ele a dar um basta nas cobranças em relação a produtividade da sua planta.

O próximo passo é buscar um fabricante que realmente esteja comprometido em ajudar vocês a enfrentarem o seu problema de medição de nível mais específico.

Esperamos que você tenha segurança para tratar de assuntos relacionados à Medição de Nível e falar acerca das tecnologias mais adequadas para os desafios enfrentados nas instalações da mais diversas indústrias.

Não deixe de assinar a nossa newsletter para se tornar especialista no assunto!

Obrigado pela leitura do nosso material e até a próxima!

FONTES

  • Mais de 35 anos de experiência em automação e controle de processos.
  • Mais de 13 mil horas de engenharia de aplicação on-site
  • Mais de 5000 soluções de instrumentação desenvolvidas