Como a Instrumentação Industrial Pode Ajudar a Evitar Tragédias Como a de Brumadinho?

Devido ao ocorrido recentemente em Brumadinho (MG), não tem como não pensar em soluções que poderiam ser tomadas para que esse acontecimento pudesse ter sido evitado. E uma Instrumentação de qualidade pode ter papel fundamental nisso!

Como evitar futuras tragédias como a de Brumadinho?

O que aconteceu em Brumadinho foi o rompimento de uma barragem, que continha muitos rejeitos de mineração. Entretanto, a Medição de Nível não é feita na barragem em si, não havendo necessidade da aplicação de instrumentos lá.

A Medição de Nível acontece, na verdade, em poços profundos, para que seja feito o controle dos lençóis freáticos.

Essa medição é fundamental para manter o controle das cheias e monitorar uma possível escassez dos recursos hídricos presentes no subsolo, especialmente, quando eles servem para abastecer alguma região.

Caso ocorram transbordamentos por conta de uma Medição de Nível feita de forma incorreta, os rejeitos podem parar em bacias de contenção, acumular e, futuramente, fazer com que essas bacias se rompam.

E que tipo de Instrumento é utilizado para realizar essa Medição de Nível?

A gente sempre bate na tecla de que não existe tecnologia universal para a Medição de Nível, mas indicamos instrumentos de Medição de Nível contínuos para o processo. Eles são usados para:

  • Evitar transbordamentos, que levariam o conteúdo para uma bacia de contenção, podendo gerar um futuro rompimento;
  • Através do controle de nível, garantindo que a bomba de poço não puxe o ar e acabe cavitando;
  • Manter o controle do lençol freático para que, caso os transbordamentos ocorram, seja possível resolver a situação antes que os rejeitos sejam acumulados, impactando, mais para frente, a barragem.

Normalmente, o Sensor de Nível Ultrassônico Multiplexado é usado na Medição de Nível, mas não é o ideal, pois podem ocorrer incrustações no sensor, atrapalhando a medição.

Por isso, instrumentos com a tecnologia RF Admitância são os mais indicados para a Medição de Nível no processo.

É preciso encontrar um equilíbrio entre o custo do produto e gastos com manutenções, antes de decidir qual instrumento será escolhido.

E agora? Entendeu como a instrumentação industrial pode ajudar a evitar tragédias futuras?

Devido ao ocorrido recentemente em Brumadinho (MG), não tem como não pensar em soluções que poderiam ser tomadas para que esse acontecimento pudesse ter sido evitado. E uma Instrumentação de qualidade pode ter papel fundamental nisso!

A otimização de custos, em função da produtividade, está fazendo com que todas as indústrias, de pequeno, médio e grande porte aderirem aos instrumentos que utilizam tecnologias de Automação e Instrumentação Industrial.

É importante buscar um fabricante que realmente esteja comprometido em ajudar a você a enfrentar o problema de medição de nível mais específico.

Esperamos que a partir de agora você tenha total segurança das tecnologias mais adequadas aos seus processos.

Não se esqueça de assinar a nossa newsletter e obrigado pela leitura do nosso material!

FONTES

  • Mais de 35 anos de experiência em automação e controle de processos.
  • Mais de 13 mil horas de engenharia de aplicação on-site
  • Mais de 5000 soluções de instrumentação desenvolvidas