Saiba quais são os instrumentos indicados para a Medição de Nível em poços

Manter o controle de processos em diversos setores da indústria é essencial para que graves problemas não ocorram, como transbordamentos e outros. 

A Medição de Nível em poços, quando feita de forma correta, pode evitar que grandes acidentes, como o rompimento de barragens, aconteçam. 

Para que o controle seja feito de forma correta e precisa, é essencial escolher os melhores instrumentos voltados para este processo. Saiba como funciona a Medição de Nível e quais os melhores instrumentos para realizá-la ao longo deste post!

Qual a importância da Medição de Nível?

Manter o controle adequado dos processos é fundamental para todas as empresas. Se a medição é eficiente, há um maior rendimento da produção, pois os processos serão feitos sem interrupções.

A Medição de Nível também é feita por questões de segurança. Prevenir transbordamentos, e detectar vazamentos, observar se há perdas de produtos e de dinheiro também é importante para cumprir todas as regulações ambientais, evitar danos aos trabalhadores e multas à empresa caso ocorram acidentes!

Por que realizar a Medição de Nível em poços?

A Medição de Nível em poços é essencial para manter o controle sobre as cheias e a escassez dos recursos hídricos presentes no subsolo, especialmente quando eles são responsáveis pelo abastecimento de cidades.

A coleta de dados hidrológicos confiáveis é importante para que o planejamento e gerenciamento dos recursos hídricos não seja feito à base de estimativas apenas, mas sim com dados precisos e confiáveis.

Quando não há precisão, decisões erradas podem ser tomadas e problemas maiores podem ser gerados!

Como é feita a Medição de Nível em poços?

Independentemente do tipo de poço, a vazão é medida usando testes específicos que analisam o seu estado de funcionamento. Um jeito simples de medir a vazão de um poço manualmente é observando quanto tempo ele demora para encher um balde.

Entretanto, embora você possa fazer a medição por conta própria, é recomendável a contratação de empresas especializadas para garantir um resultado mais preciso. 

A empresa fará o teste de acordo com os critérios do Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE), ou seguirá os critérios do próprio cliente, caso haja algum.

Normalmente, as empresas que perfuram os poços também são especializadas nesse tipo de medição, então é possível contatar a empresa responsável pela perfuração do poço e solicitar a medição.

Essa medição precisa ser feita com frequência, pois trata-se de um procedimento de rotina de manutenção do poço, que ajuda a garantir a qualidade e precisão dos dados obtidos de forma regular.

Qual o melhor instrumento de Medição de Nível para poços?

A gente sempre bate na tecla de que não existe tecnologia universal para a Medição de Nível, mas indicamos instrumentos de medição contínuos para o processo. Eles são usados para:

  • proteger a bomba de poço para que ela não puxe o ar e cavite;
  • evitar transbordamentos, que levaria o conteúdo para uma bacia de contenção e poderia acarretar no rompimento de barragens;
  • manter o controle do lençol freático para que, caso esses transbordamentos ocorram, seja possível resolver a situação antes que os rejeitos sejam acumulados.

Geralmente, um instrumento de Medição de Nível Ultrassônico Multiplexado é usado na medição, mas não é o ideal, pois podem ocorrer incrustações no sensor, atrapalhando os resultados. Por isso, os Sensores de Nível com a tecnologia RF-Admitância são os mais indicados.

O medidor com a tecnologia RF-Admitância é composto por um elemento sensor de três terminais, sendo eles: um terra, um escudo ativo (terceiro terminal) e uma parte ativa, parcialmente revestida por um plástico de engenharia.

Os medidores com a tecnologia RF-Admitância, ao trabalharem com radiofrequência (RF) e por possuírem circuito de proteção contra incrustação, são os instrumentos que têm se mostrado mais eficientes em praticamente todos os tipos de aplicações.

Para processos mais complexos, a RF-Admitância só é superada pelos instrumentos radiométricos utilizados, prioritariamente, em processos críticos de Medição de Nível. 

Além de ajustes de sensibilidade conforme a capacitância de cada produto, a tecnologia RF-Admitância também permite o ajuste de equilíbrio entre uma ponte capacitiva e resistiva.

Desvantagens e vantagens do medidor com a tecnologia RF-Admitância

Desvantagens:

  • contato com o produto;
  • sensível a elevados graus de pressão, temperatura e elevadas granulometrias e corrosão.

Vantagens:

  • precisão confiável;
  • não possui componentes móveis;
  • insensível a borbulhamento, turbulência, espuma na superfície ou partículas em suspensão;
  • imune à incrustação;
  • o circuito realiza leitura de corrente resistiva;
  • pode ser instalada em várias posições;
  • pode ser usada em produtos com alta viscosidade.

Esperamos que seja possível escolher o melhor instrumento de Medição de Nível para manter o controle em poços.

A otimização de custos em função da produtividade está fazendo todas as indústrias de pequeno, médio e grande porte aderirem aos instrumentos que utilizam tecnologias de Automação e Instrumentação Industrial.

É importante buscar um fabricante que realmente esteja comprometido em ajudar você a enfrentar o seu problema de medição de nível mais específico.

Esperamos que a partir de agora você tenha total segurança das tecnologias mais adequadas aos seus processos. Você pode saber mais sobre a RF-Admitância neste nosso material gratuito!

admitancia e chave capacitiva

Não esqueça de assinar a nossa newsletter e obrigado pela leitura do nosso material!