Medição de densidade na indústria de papel e celulose: como funciona?

A medição de densidade na indústria de papel e celulose, junto com outros tipos de medição, é fundamental para que haja um controle preciso do processos. Assim, grandes problemas, como a perda de matéria prima ou diminuição na eficiência da produção, são evitados.

Para alcançar a precisão ideal, indicamos a utilização de sistemas radiométricos em seus processos. Você pode saber mais sobre como funciona a medição de densidade na indústria de papel e celulose e como aplicar estes sistemas ao longo do post!

Medição de densidade da lama de cal 

Na regeneração dos insumos químicos da polpa, a lama de cal é formada como um subproduto. Diversas etapas de processos são seguidas para converter a suspensão novamente em óxido de cálcio (cal).

Durante estes processos, é importante que a informação sobre o conteúdo sólido e a densidade do leite de cal chegue em tempo real. Um sistema radiométrico é o ideal para esse tipo de aplicação, porque não entra em contato direto com o produto e não se desgasta. 

Com um simples sistema de abraçadeira, a instalação é fácil, sem ser necessária a parada de processo. A alta precisão e a repetibilidade da medição ajudam a otimizar o processo de recuperação, enquanto o esforço para manter o sistema é mínimo ou inexistente.

Os benefícios que este tipo de medição traz para os seus processos são:

  • a informação sobre densidade e concentração de sólidos em tempo real; 
  • a melhoria do controle do processamento da lama de cal; 
  • a otimização do uso de reagentes, como os floculantes, levando à economia de material; 
  • a redução dos custos de operação.

Medição de densidade do licor 

A recuperação e a regeneração dos insumos químicos da polpa e a queima do material orgânico dissolvido da madeira são etapas críticas em uma planta de produção de papel e celulose. Uma medição precisa e com alta repetibilidade é absolutamente necessária para que consiga realizar as medições precisas nesta etapa do processo.

A densidade do licor negro e do licor verde são medidas por sistemas radiométricos. Eles são fixados por meio de abraçadeiras nos tubos, onde fornecem leituras altamente repetitivas e precisas.

A medição é feita sem contato, portanto, não é afetada pela alta temperatura e pelas propriedades químicas do licor. A instalação posterior em linhas existentes é facilmente executada e sem tempo de parada. 

Os benefícios desta aplicação são:

  • a informação em tempo real sobre das propriedades do licor; 
  • a otimização do processo de regeneração do licor; 
  • o aumento da disponibilidade da planta; 
  • ser virtualmente livre de custos de operação e manutenção; 
  • ter fácil retrofit, sem parada do processo.  

Saiba mais sobre os sistemas radiométricos!

Os sistemas radiométricos contam com tecnologia nuclear em suas medições e são os mais indicados para plantas de produção na indústria de papel e celulose ao redor de todo o mundo. Eles conseguem monitorar processos críticos e melhorar a eficiência da produção sem que sejam afetados pelos desafios da medição, como a alta temperatura e as incrustações, por exemplo. 

Como é feita a medição com estes sistemas radiométricos?

A radiação gama emitida pelos equipamentos radiométricos é atenuada quando o produto passa por ela. Esta atenuação é registrada no computador central de controle. Desta forma, é possível realizar diversos tipos de medição, como as que falamos anteriormente, além da medição de vazão mássica de cavaco de madeira e do papel reciclado, por exemplo.

Todas as melhores e mais modernas soluções de sistemas radiométricos disponíveis realizam a medição não fazem contato e não sofrem interferências em seus resultados.

Entre as vantagens, podemos citar:

  • a não exposição ao meio do processo, portanto, o instrumento não é afetado por condições ácidas, cáusticas, abrasivas ou impregnantes;
  • a possibilidade de realizar a medição de vazão mássica de cavaco de madeira;
  • o fato de ser livre de desgaste e manutenção;
  • a medição de umidade do cavaco de madeira;
  • a facilidade de instalar em tubos e tanques;
  • a medição de altura de enchimento no digestor de polpa ou transportadores existentes; 
  • a medição de densidade da lama de cal; 
  • o menor custo de aquisição. 

Para saber mais sobre a eficiência, performance e confiabilidade dos sistemas radiométricos e como não precisa ter medo de implementá-los em seu processo, você pode baixar este nosso material gratuito!

equipamentos radiométricos

Viu só como funciona a medição de densidade na indústria de papel e celulose e como escolher os melhores instrumentos para isso?

Não precisa ter receios! Com fornecedor e suporte certos, você com certeza encontrará a solução ideal e totalmente personalizada para as suas necessidades.

Não deixe de assinar a nossa newsletter e receber mais conteúdos como este!