Medição de Nível em barragens: entenda melhor o processo

O controle de nível em barragens é essencial para que não ocorram problemas gravíssimos no futuro, como o seu rompimento. Entretanto, este controle não é feito nas barragens, mas sim em poços profundos, você sabia?

É isso mesmo. Continue lendo e saiba mais sobre este processo de controle de nível! 

O que é Medição de Nível?

Como o próprio nome diz, o Nível é a medida em altura do conteúdo líquido ou sólido de um reservatório. A Medição de Nível possibilita:

  • a avaliação de tanques de armazenamento por meio da Medição de Nível Pontual;
  • o controle dos processos contínuos em que existam volumes líquidos ou sólidos, de acumulação temporária, amortecimento, mistura, resistência etc., mediante Medição de Nível Contínuo.

Onde a Medição de Nível em barragens é feita?

A medição em barragens acontece em poços profundos, para que seja feito o controle dos lençóis freáticos. E o processo funciona da seguinte forma: se chove demais, os poços enchem, o que é importantíssimo para manter o controle do meio ambiente. A Medição de Nível aqui não está ligada ao controle de processos, mas sim à segurança ambiental.

Essa medição é fundamental para manter o controle das cheias e monitorar uma possível escassez de recursos hídricos presentes no subsolo, especialmente quando eles servem para abastecer alguma região.

Caso ocorram transbordamentos por conta de uma Medição de Nível feita de forma incorreta, os rejeitos podem parar em bacias de contenção, acumular e, futuramente, fazer com que essas bacias se rompam.

A coleta de dados hidrológicos confiáveis é fundamental para que o planejamento e gerenciamento dos recursos hídricos não seja feito à base apenas de estimativas. Quando não há precisão, decisões erradas podem ser tomadas e problemas maiores podem ser gerados.

Como funciona a Indústria da Mineração?

Quando falamos de barragens de rejeitos, é importante ressaltar que elas estão ligadas diretamente à Indústria de Mineração, um dos maiores setores industriais do nosso país.  

Podemos pensar também em exploração, extração e beneficiamento de minerais que se encontram presentes em todo o território, desde rochas até o solo.

A Indústria da Mineração possui extrema importância para a economia brasileira, mas também está na liderança quando o assunto é acidente de trabalho! 

Entre os possíveis riscos, temos os deslizamentos que podem ocorrer durante a extração, a inalação de poeiras e de partículas geradas no processo, e o rompimento de barreiras de rejeitos, quando há o beneficiamento de minérios via úmida

Todos esses riscos podem ser evitados se houver comprometimento e planejamento na execução do trabalho ou projeto!

Tecnologias que possuem papel essencial na Indústria da Mineração

Podemos pensar em dois tipos principais de tecnologias: os instrumentos de medição de nível, densidade, vazão mássica e outros, e as tecnologias analíticas, como o controle de temperatura, pH, sinais e sirenes de aviso.

Em barragens de rejeitos, as tecnologias analíticas são essenciais. Em Brumadinho, por exemplo, as sirenes não soaram antes do primeiro rompimento da barragem como aviso de risco, mas soaram apenas quando houve um risco de um segundo rompimento em andamento, o que é uma falha gravíssima.

Já a Medição de Nível não é feita diretamente nas barragens, mas sim em poços profundos, pois é necessário manter o controle dos lençóis freáticos para evitar que ocorram transbordamentos.

Qual o Sensor de Nível que deve ser utilizado para realizar a Medição em poços profundos?

A gente sempre bate na tecla de que não existe tecnologia universal para a Medição de Nível, mas indicamos Sensores de Nível contínuos para o processo. Eles são usados para:

  • proteger a bomba de poço para que ela não puxe o ar e cavite;
  • evitar transbordamentos, que levaria o conteúdo para uma bacia de contenção;
  • manter o controle do lençol freático para que, caso esses transbordamentos ocorram, seja possível resolver a situação antes que os rejeitos sejam acumulados, o que impactaria até na barragem.

Geralmente, o Sensor de Nível Ultrassônico Multiplexado é usado na Medição de Nível, mas não é o ideal, pois podem ocorrer incrustações no sensor, atrapalhando a medição. Por isso, os Sensores de Nível com a tecnologia RF-Admitância são os mais indicados

Entretanto, é preciso encontrar um equilíbrio entre o custo do produto e gastos com manutenções antes de decidir qual instrumento de Medição de Nível deve ser escolhido.

Entendeu melhor como funciona o processo de Medição de Nível em barragens?

É importante buscar um fabricante que realmente esteja comprometido em ajudar você a enfrentar o seu problema de Medição, por meio de uma análise aprofundada das suas necessidades para a especificação de um instrumento personalizado para o seu processo.

Para ficar por dentro de tudo sobre Medição de Nível, você pode baixar gratuitamente o nosso Guia de Medição de Nível em Silos e Tanques Industriais clicando na imagem!

ebook medicao de nivel

Não esqueça de assinar a nossa newsletter e obrigado pela leitura do nosso material!