Medição de Nível em Barragens – Como é Feita?

O que aconteceu em Brumadinho (MG) consistiu no fatídico rompimento de uma barragem – que continha  muitos rejeitos de mineração – causando um dos maiores desastres ambientais no Brasil. E como a Medição de Nível em barragens deve ser feita, para que eventos assim não se repitam?

Na verdade, a Medição de Nível não é feita na barragem

Ela acontece em poços profundos, para que seja feito o controle dos lençóis freáticos. E funciona assim: se chove demais, os poços enchem. O que é importantíssimo para manter o controle do meio ambiente, não necessariamente para o controle de processos.

O que aconteceu em Brumadinho (MG) consistiu no fatídico rompimento de uma barragem - que continha  muitos rejeitos de mineração - causando um dos maiores desastres ambientais no Brasil. E como a Medição de Nível em barragens deve ser feita, para que eventos assim não se repitam?

Qual a importância da Medição de Nível em poços profundos?

A medição de nível em poços profundos é essencial para manter o controle sobre as cheias e a escassez dos recursos hídricos presentes no subsolo, especialmente, quando eles servem para abastecer alguma região.

A coleta de dados hidrológicos confiáveis é fundamental para que o planejamento e gerenciamento dos recursos hídricos não seja feito à base, apenas de estimativas.

Quando não há precisão, decisões erradas podem ser tomadas e problemas maiores podem ser gerados

E que tipo de Sensor de Nível é utilizado para realizar essa Medição de Nível?

A gente sempre bate na tecla de que não existe tecnologia universal para a Medição de Nível, mas indicamos Sensores de Nível contínuos para o processo. Eles são usados para:

  • Proteger a bomba de poço para que ela não puxe o ar e cavite;
  • Evitar transbordamentos, que levariam o conteúdo para uma bacia de contenção;
  • Manter o controle do lençol freático para que, caso esses transbordamentos ocorram, seja possível resolver a situação antes que os rejeitos sejam acumulados, o que impactaria até na barragem.
O que aconteceu em Brumadinho (MG) consistiu no fatídico rompimento de uma barragem - que continha  muitos rejeitos de mineração - causando um dos maiores desastres ambientais no Brasil. E como a Medição de Nível em barragens deve ser feita, para que eventos assim não se repitam?

Normalmente, o Sensor de Nível Ultrassônico Multiplexado é usado na Medição de Nível, mas não é o ideal, pois podem ocorrer incrustações no sensor, atrapalhando a medição.

Por isso, os Sensores de Nível com a tecnologia RF Admitância são os mais indicados

É preciso encontrar um equilíbrio entre o custo do produto e gastos com manutenções, antes de decidir qual instrumento de Medição de Nível será escolhido.

E agora? Entendeu como funciona a Medição de Nível em barragens?

Temos um ebook completo mostrando quais são os tipos de medição de nível ideais para os processos desafiadores. É só clicar aqui e baixar gratuitamente:

ebook

A otimização de custos, em função da produtividade, está fazendo todas as indústrias de pequeno, médio e grande porte aderirem aos instrumentos que utilizam tecnologias de Automação e Instrumentação Industrial.

É importante buscar um fabricante que realmente esteja comprometido em ajudar a você a enfrentar o seu problema de medição de nível mais específico.

Esperamos que a partir de agora você tenha total segurança das tecnologias mais adequadas aos seus processos.

Não se esqueça de assinar a nossa newsletter e obrigado pela leitura do nosso material!

FONTES

  • Mais de 35 anos de experiência em automação e controle de processos.
  • Mais de 13 mil horas de engenharia de aplicação on-site
  • Mais de 5000 soluções de instrumentação desenvolvidas