Medição de Nível em Poços Profundos – Conheça a Importância

Atualizado em 01/03/2021

Apesar da medição de nível ser um conteúdo recorrente aqui no nosso blog, você sabe o que é medição de nível?

Medição de Nível, no contexto industrial, consiste na capacidade de avaliação do estoque de tanques de armazenamento e no controle dos processos contínuos em que existam volumes líquidos ou sólidos, de acumulação temporária, amortecimento, mistura, dosagem, resistência, entre outros.

A Medição de Nível, assim como toda boa atividade que envolve Automação e Instrumentação Industrial, quando utilizada de maneira criteriosa e planejada, reduz custos, aumenta a produtividade e contribui com a qualidade e a segurança da produção em que você trabalha.

Por isso, neste post em especial, nossa abordagem será sobre a Medição de Nível em poços profundos, como ela funciona e quais os principais desafios enfrentados nesses processos.

Boa leitura!

Qual a importância da Medição de Nível em poços profundos?

Manter o controle adequado dos processos é super importante para toda a empresa, desde o trabalhador em campo até os altos executivos.

Se a medição é eficiente, há um maior rendimento da produção, pois os processos serão feitos sem interrupções.

Por isso, a medição de nível em poços profundos é essencial. Ela auxilia a manter o controle sobre as cheias e a escassez dos recursos hídricos presentes no subsolo, especialmente quando eles servem para abastecer alguma região.

A coleta de dados hidrológicos confiáveis é fundamental para que o planejamento e gerenciamento dos recursos hídricos não seja feito à base de estimativas apenas.

Afinal, quando não há precisão, decisões erradas podem ser tomadas e problemas maiores podem ser gerados.

Como é feita a medição de vazão em poços?

Independentemente do tipo de poço, a vazão é medida usando testes específicos que analisam o estado de funcionamento dele.

Um jeito simples de medir a vazão de um poço manualmente é, por exemplo, analisando quanto tempo ele demora para encher um balde.

Embora você possa fazer a medição por conta própria, é recomendável que se contrate empresas especializadas para garantir um resultado mais preciso.

Nesse caso, a empresa fará o teste de acordo com os critérios do Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE), ou seguirá os critérios do próprio cliente, caso haja algum.

Normalmente, essas empresas que perfuram poços, também são especializadas nesse tipo de medição. Então, é possível contatar a empresa responsável pela perfuração do poço e solicitar a medição de vazão também.

Mas atenção, a medição precisa ser feita com frequência, pois é um dos procedimentos de manutenção e ela ajuda a garantir regularmente a qualidade do poço!

Qual instrumento escolher para realizar a Medição de Nível em Poços?

Apesar de não existir uma tecnologia universal para a Medição de Nível, indicamos alguns medidores de nível contínuo para o processo que são:

  • Para a estação elevatória ou o poço de bombeamento: ultrassônica, RF Admitância e pressão hidrostática.
  • Para poços de água: pressão hidrostática e RF Admitância.
  • Para fluxo em canal aberto: as melhores soluções são ultrassônica e RF Admitância.
  • Para tela com barras móveis ou estruturas de derivação: ultrassônica e RF Admitância.
  • Para o monitor de manta de iodo/clareza: ultrassônica.
  • Para digestores de lodo/armazenamento de lodo: RF Admitância, radar e ultrassônica.
  • Para a filtração de água: RF Admitância e magnetostritiva.
  • Para a mistura de produtos químicos: ultrassônica e radar.
  • Para o armazenamento de produtos químicos secos: RF Admitância, ultrassônica, radar e TDR.
  • Para o armazenamento de pasta química: RF Admitância, ultrassônica e Radar.
  • Para o armazenamento de produtos químicos líquidos: RF Admitância.
  • Para os tanques de mistura: ultrassônica, Radar e RF Admitância.
  • Para as pastas químicas: RF Admitância e Radar

É importante ter em mente que você pode avaliar o medidor de nível através dos desafios de medição que ele irá enfrentar. Além disso, é preciso encontrar um equilíbrio entre o custo do produto e gastos com manutenções antes de decidir qual instrumento de Medição de Nível será escolhido.

Conclusão

A otimização de custos em função da produtividade está fazendo todas as indústrias de pequeno, médio e grande porte aderirem aos instrumentos que utilizam tecnologias de Automação e Instrumentação Industrial.

Por isso, é importante buscar um fabricante que realmente esteja comprometido em ajudar você a enfrentar o seu problema de medição de nível mais específico, como a Medição de Nível em Poços. 

Esperamos que a partir de agora você tenha total segurança das tecnologias mais adequadas aos seus processos.Não se esqueça de assinar a nossa newsletter e obrigado pela leitura do nosso material!