av_timer 9 min
RF Admitância: a Evolução da Tecnologia Capacitiva
A RF Admitância é uma tecnologia de Instrumentação Industrial capaz de eliminar os principais desafios […]
av_timer 8 min
Quem está por dentro da rotina das indústrias de papel e celulose já está acostumado a ouvir falar de digestores e da sua relação direta com a capacidade de produção da fábrica. Neste post iremos abordar um pouco mais sobre os processos que ocorrem nas indústrias de papel e celulose, como a Medição de Nível no digestor e a importância de um dos processos: o cozimento da madeira no digestor.
Tudo começa com a chegada das toras na fábrica de papel e celulose. Esta madeira é coletada, lavada, descascada, picada e classificada. O material (cavaco) é estocado no pátio de madeira e transportado para o cozimento, através de correias.
A vazão de cavaco nestas correias será definida pelo controle de nível no Digestor e pela necessidade de alimentação da mistura (Cavaco/Licor).
O cozimento é feito nos Digestores, que são vasos pressurizados (entre 8,0 e 10,0 kgf/cm2) e com temperatura que chega até 150 graus célsius.
Neste vaso ocorre a impregnação do cavaco com o chamado licor branco – solução aquosa alcalina que contém reagentes como hidróxido de sódio (NaOH) e sulfeto de sódio (Na2S). Nessas condições de cozimento, ocorre a dissolução da lignina a partir da reação do licor branco com a madeira, transformando os cavacos em celulose marrom.
Em algumas linhas de produção, a impregnação de licor no cavaco pode acontecer em vasos que antecedem o processo de digestão, conhecidos como Imp.Bim.
Estes vasos estão presentes nos processos de digestão por batelada e contínua com o intuito de melhorar a impregnação de licor nas fibras do cavaco, aumentando, assim, a eficiência e reduzindo o tempo de cozimento.
O cozimento por batelada é o mais antigo e seu princípio de funcionamento constitui-se em um conjunto de operações cíclicas.
Em um cozimento convencional, o Digestor é inicialmente carregado com cavaco e licor e essa mistura é aquecida até atingir a temperatura ideal de cozimento.
Após a reação, o Digestor é descarregado para um tanque de descarga e o ciclo se reinicia.
As vantagens do processo de cozimento por batelada são o menor investimento inicial e maior versatilidade e controle do cozimento.
Esses tipos de Digestores são mais utilizados em fábricas com menor capacidade de produção, geralmente com vasos de até 180m³ de volume e a produção de polpa marrom podendo chegar a 1500 t/dia por linha de produção.
Com o intuito de aumentar a confiabilidade e eficiência do processo, assim como a produção, as fábricas estão investindo em medições de nível contínuas, onde controla-se de 0 a 100% o nível do vaso.
Com os avanços tecnológicos e estudos de melhorias de processo, criou-se o Digestor do tipo contínuo, que pode chegar aos 90 metros de altura, com capacidade de produção de 5000 t/d de celulose.
Esse tipo de Digestor permitiu a eliminação de tempo morto gerado pelos ciclos de enchimento, cozimento e descarga, característicos dos sistemas por batelada, que resultavam em considerável perda de capacidade de produção instalada. Além disso, os Digestores contínuos produzem uma pasta de celulose com melhor número Kappa e maior alvura.
No fluxo contínuo, todo o processo ocorre sem interrupções e em um único vaso, tendo suas fases definidas ao longo do processo.
O cavaco e o licor são alimentados continuamente na parte de cima do digestor através de uma rosca, passa para zonas mais baixas. com temperatura crescente. até atingir a zona de cozimento.
Durante todo este processo, ocorre a recirculação de licor e de vapor para manter a temperatura do cozimento constante. A recirculação do licor é importante para garantir o teor de concentração químico e a temperatura ideal para a reação.
Para garantia de qualidade do processo, a Automação tem um papel fundamental:
O tempo de cozimento é determinado pelo tempo que o cavaco leva para atravessar as fases, até serem descarregados continuamente do digestor.
Para a medição de nível no digestor de forma contínua e de topo, por conta da complexidade do processo em termos de alta temperatura e pressão, o uso dos equipamentos convencionais de medição pontual por contato deixou de ser adequado para o controle do processo.
A solução que grandes especialistas em instrumentação e processo encontraram foi o uso de medidores radiométricos totalmente sem contato com o processo, sendo imunes às interferências do mesmo.
Para controle da vazão de abastecimento do digestor, é necessário utilizar balanças nas correias. Aplicações de balanças são extremamente complexas e requer altos investimentos de mão de obra.
As variáveis como vibração, inclinação, sujeira, desalinhamento de roletes, desgaste da correia e mudança no tensionamento da correia são alguns dos fatores que fazem essa operação ser demasiadamente trabalhosa.
Idealmente, para driblar essas preocupações, utiliza-se a balança de tecnologia radiométrica, pois ela não sofre variações na medição com nenhuma dessas interferências.
Após esse importante processo de cozimento, a polpa de celulose é enviada para o processo de lavagem e branqueamento.
Após a reação do licor branco com o cavaco, a lignina reage com o licor, formando o licor negro, onde se concentram, além da própria lignina, substâncias e impurezas presentes no cavaco. Assim, o licor negro entra em um processo de recuperação em ciclo fechado.
Em um próximo post abordaremos mais sobre os demais processos!
Para saber mais sobre as diversas tecnologias existentes para medir o nível em diversos processos, você pode baixar o nosso ebook gratuito aqui.
A otimização de custos em função da produtividade está fazendo todas as indústrias de pequeno, médio e grande porte aderirem aos instrumentos que utilizam tecnologias de Automação e Instrumentação Industrial em seus instrumentos!
Chegou o momento de dar um upgrade na operação em que você trabalha!
Converse com o seu superior e ajude ele a dar um basta nas cobranças em relação a produtividade da sua planta.
O próximo passo é buscar um fabricante que realmente esteja comprometido em ajudar vocês a enfrentarem o seu problema de medição de nível mais específico.
Esperamos que você tenha segurança para tratar de assuntos relacionados à Medição de Nível e falar acerca das tecnologias mais adequadas para os desafios enfrentados nas instalações da mais diversas indústrias.
Não deixe de assinar a nossa newsletter para se tornar especialista no assunto!
Obrigado pela leitura do nosso material e até a próxima!