Como a Medição de Nível Soluciona Problemas Provocados Pelo Transbordamento na Indústria Alimentícia?

Material atualizado em 14/01/2021

Se você trabalha na área da Indústria Alimentícia, sabe como uma instrumentação de má qualidade, uma medição de nível incorreta ou feita por um instrumento errado pode trazer consequências negativas para a produção, principalmente um transbordamento. Mas como evitar esse tipo de falha no seu processo industrial?

A falha de um medidor de nível em processos importantes de indústrias, como a alimentícia, por exemplo, pode causar prejuízos inestimáveis! 

O que o transbordamento pode causar na indústria?

Consequências na Saúde

Geralmente, os tanques de armazenamentos de indústrias contêm líquidos ambientalmente inseguros, que caso não sejam devidamente monitorados, podem ser prejudiciais à saúde dos funcionários, causando incidentes, ferimentos graves, e até indenizações e processos trabalhistas, em alguns casos. Nuvens de vapor, por exemplo, podem se formar quando há um derramamento causando incêndios e explosões. 

Consequências no Meio Ambiente

Adequação às regulamentações ambientais é um elemento importantíssimo em todo o processo, caso contrário pode gerar multas, grandes prejuízos e a destruição da imagem de uma marca. 

Um simples interruptor com defeito pode falhar ao avisar quando os fluidos atingem um número inseguro no tanque. Imagine se no tanque está um produto ácido que transborda, atingindo consequentemente o lençol freático caso chegue até o solo?

Consequências nos Resultados

Muitas vezes, o barato sai caro! A escolha de instrumentos errados, de má qualidade e com medição de nível incorreta podem gerar alarmes falsos e paradas de planta não programadas, trazendo prejuízos financeiros e diminuição de resultados para a indústria. 

As paradas são extremamente danosas aos processos de uma indústria, gerando gargalos de produção. Quando um processo é interrompido de forma brusca, significa que a produtividade está sendo comprometida e o fluxo da planta não rende tudo o que deveria.

Diversas empresas lidam com as paradas de planta não programadas como algo natural e corriqueiro no dia a dia de trabalho, mas, hoje em dia, com os avanços tecnológicos na área, não há motivos para encarar como “normal” tais falhas.

O alarme falso, além dos atrasos de produção, do prejuízo financeiro, também é uma questão de segurança. A escolha de equipamentos fora da especificação ideal pode acabar gerando o “Erro Falso Positivo”, fazendo com que o alarme soe sem parar, como se houvesse produto, quando na verdade não há, resultando em uma medição de nível ineficiente. 

Por último, além das paradas de planta não programadas e o alarme falso gerado pelo medidor, a confiabilidade da Medição de Nível fica prejudicada, gerando riscos de não conformidades, como os transbordamentos.

Não Conformidade na Indústria, do que se trata?

Todo processo industrial depende de vários fatores para ocorrer e obedece diversos padrões e normas técnicas. Faz parte do dia a dia de qualquer instrumentista – ou outro profissional de Instrumentação Industrial – avaliar as conformidades dos produtos e/ou processos, através da medição de nível e do controle de uma série de variáveis físicas e químicas, e cobrar de forma severa as inconformidades que recaem sobre todos os funcionários de uma indústria. 

Mas o que é conformidade?  

A adequação de um produto ou processo é avaliado através de medições, testes e auditorias, tendo como intuito atender determinado requisito técnico. Todo processo na indústria está sujeito a não conformidade. Trata-se do oposto da conformidade.

E não conformidade? 

Significa o não atendimento a um requisito. Na maioria das vezes, está ligada a processos que geram resultados fora do esperado ou insatisfatórios. 

Evitando problemas de Medição de Nível na Indústria Alimentícia

Para evitar que uma não conformidade ocorra, eliminá-la do seu processo não é suficiente. É preciso descobrir a causa e corrigi-la! 

Podemos tomar casos de fatores críticos que ocorrem na Indústria Alimentícia, como exemplos: o pó em suspensão; incrustação; material desnivelado; e, obstrução mecânica podem afetar os processos na indústria alimentícia.

Vamos ver um exemplo mais completo: o que uma medição imprecisa na Caixa de Farelo, causada pela interferência mecânica da rosca infinita que alimenta outros processos da indústria, pode gerar? Uma não conformidade.

Caso o instrumento usado nesse tipo de medição de nível não seja o ideal, a produção pode sofrer uma grande interferência pelos fatores críticos citados anteriormente, mas que podem ser solucionados de forma simples.

Mas qual seria a solução ideal? Dizemos sempre que não existe instrumento de medição de nível que seja universal e funcione para todos os processos! 

É importante que a solução seja completa e integrada, podendo abordar todo o ciclo de segurança, desde a medição de nível, monitoramento frequente e correção de elementos, como por exemplo: 

  • Alarmes muito altos, com mensagens detalhadas na tela de texto e no painel de operações;
  • Possibilidade de avisos de alta segurança;
  • Gravação automática de eventos para melhor transparência;
  • Rastreamento frequente;

Mas também é preciso que eles sejam analisados de forma individualizada, através da escolha de fabricantes e consultoria com fornecedores experientes, para que a solução ideal seja encontrada. 

Voltemos ao exemplo da medição imprecisa na Caixa de Farelo. Um sistema de conformidade deveria pensar em uma estrutura completa para a medição de nível, incluindo: 

  • Uma Chave de Nível com a tecnologia RF-Admitância, que não é afetada por incrustações e outras interferências;
  • Um Transmissor de Nível com qualidade HHLFS, que é ideal para líquidos ou lamas incrustantes com densidade média ou alta, com muita formação de espuma, elevada agitação e outros desafios que afetam a Medição de Nível.

Esses dois instrumentos de medição de nível, quando instalados em conjunto, fornecem mais confiabilidade e desempenho a todo o processo!

Conclusão

A preocupação com a saúde dos funcionários e com o meio ambiente, mas principalmente a otimização de custos em função da produtividade, está fazendo todas as indústrias de pequeno, médio e grande porte aderirem às tecnologias de Automação e Instrumentação

Industrial em seus processos, evitando inconformidades, como por exemplo o transbordamento. 

É necessário entender que os gastos da operação são parte fundamental do resultado da empresa! Converse com o seu superior e compartilhe os estudos sobre a área de Medição de Nível e a solução de problemas provocados por Transbordamentos na Indústria Alimentícia!

Utilize as tecnologias de Medição de Nível para otimizar processos, planejar manutenções, e antecipar erros, antes que eles se tornem imensos problemas!