Medição de umidade por micro-ondas: você precisa dela em seus processos?

Você já ouviu falar ou considerou implementar em seus processos industriais a Medição por Micro-ondas? Caso a resposta seja negativa, saiba que pode estar perdendo a  oportunidade de economizar dinheiro, otimizar tempo e solucionar problemas que podem estar surgindo ao longo deles.

Para saber o por quê de você precisar da medição de umidade por micro-ondas em seus processos, continue lendo o post!

Como a medição por Micro-ondas é feita?

Micro-ondas são altamente sensíveis a moléculas de água. Ao penetrar no material de processo, as micro-ondas causam a rotação das moléculas de água livres. Como resultado, a velocidade da micro-onda é reduzida (mudança de fase) e sua intensidade é diminuída (atenuação).

A mudança de fase e a atenuação das micro-ondas representam uma medição direta da concentração de água ou a umidade em um dado material, de onde se pode também inferir medições de concentração ou de matéria.

No sistema de transmissão de micro-ondas mais modernos, toda a seção transversal do material é penetrada. Portanto, a medição é altamente precisa e traz resultados com mais fidelidade. 

Além disso, pelas micro-ondas possuírem potência muito baixa, de aproximadamente 0,1 mW, o produto que será analisado não aquece ou sofre alterações!

As antenas do sistema não entram em contato com o material e, portanto, não estão sujeitas a desgaste. A alta dinâmica favorece a medição mesmo em aplicações com camadas espessas de material.

O sistema oferece a possibilidade de compensar espessuras de camadas flutuantes por meio de um sensor de nível (ex.: ultrassônico). Em casos onde a densidade é flutuante, uma compensação radiométrica de peso por área também pode ser instalada.

Em que situações os instrumentos de medição por Micro-ondas podem ser aplicados?

Utilizando o sistema de medição por micro-ondas, é possível medir concentração, massa seca, umidade e conteúdo de água em linha em tempo real em diversos tipos de produtos, como materiais a granel, fluidos, materiais em suspensão e pastosos.

A Medição por Micro-ondas pode ser utilizada em diversos setores da indústria, como o alimentício, o de energia, o de mineração e papel e celulose, por exemplo.

Este sistema de medição mede umidade nos mais variados produtos e em linha. A medição pode ser feita em correias transportadoras, bunkers, silos e chutes. A tecnologia de micro-ondas possibilita uma medição em que não há contato com o produto.

O resultado é uma medição de umidade em linha precisa e que representa o resultado com fidelidade e garantia de qualidade, além de otimização do processo. Tudo o que você precisa na indústria em que trabalha, não é mesmo?

Quais as vantagens da Medição de umidade em tempo real?

O monitoramento em linha durante a produção possibilita uma análise de tendência e, se caso seja necessária, é realizada uma intervenção no processo antes que ocorra algum problema. Assim, os custos são reduzidos e a qualidade do produto analisado aumenta.

Características deste tipo de medição

  • Alta precisão e fidelidade na apresentação dos resultados;
  • Sensor com tecnologia não intrusiva, livre de manutenções e desgastes;
  • Construção robusta especial para aplicações com material a granel;
  • Interface de software fácil de usar, o que garante procedimentos de calibração e operações rápidas e simples.

Vantagens

  • Alta sensibilidade à água;
  • Possibilidade de compensação de massa, carga, densidade, espessura de camada, temperatura e velocidade de fluxo;
  • Display gráfico;
  • Precisão de até 0,1% massa.

Aplicações

  • Esteiras transportadoras;
  • Mineração (níquel, bauxita);
  • Escória granulada de alto forno;
  • Açúcar (produção de torrões);
  • Bagaço de cana de açúcar;
  • Grãos e pós em geral;
  • Fertilizantes;
  • Carvão.

Confiabilidade e precisão

Fatores como cor, viscosidade, heterogeneidade ou poeira, não afetam praticamente nada – ou têm efeito mínimo – na medição de umidade por micro-ondas. Além disso, a tecnologia de multi-frequência e o canal de referência garantem um resultado estável e representativo que você tanto busca em seu processo.

Sem contato com o produto

A tecnologia de medição de umidade por Micro-ondas é utilizada em vários setores da indústria,desde a mineração, até a de papel e celulose, como já dissemos. As aplicações são particularmente eficazes quando os locais em que a medição feita são considerados Ambientes Adversos, com condições extremas, como:

  • temperaturas muito altas;
  • alta pressão;
  • formação excessiva de espuma;
  • poeira;
  • meios ácidos ou abrasivos.

Esta eficiência acontece pois não há contato com o produto medido, ou seja, o instrumento não é afetado por estes desafios da medição.

Fácil operação e manuseio

Os sistemas de medição de umidade por Micro-ondas podem ser facilmente instalados em plantas existentes. A unidade de avaliação agrega um display grande e uma interface amigável do software para que a operação de todo o sistema seja feita de forma mais simples possível. Além disso, a calibração é automática e feita em campo, sem a necessidade de parar todo o processo.

Por conta de o sistema não ser afetado por desafios da Medição, paradas de planta não programadas, alarmes falsos, gastos com manutenções desnecessárias e outros problemas são drasticamente diminuídos.

Quer saber um pouco mais sobre a tecnologia de Micro-ondas? Baixe nosso E-book gratuito! É só clicar na imagem abaixo!

Com fornecedor e suporte certos, você com certeza irá encontrar a solução ideal e totalmente personalizada para que possa realizar a medição de umidade do seu processo com qualidade e precisão!

Buscar um fabricante que realmente esteja comprometido em ajudar vocês a enfrentarem o seu problema de Medição de Nível mais específico, com soluções totalmente customizadas para as necessidades dos seus processos.

Não deixe de assinar a nossa newsletter e se tornar um especialista no assunto!