av_timer 9 min
RF Admitância: a Evolução da Tecnologia Capacitiva
A RF Admitância é uma tecnologia de Instrumentação Industrial capaz de eliminar os principais desafios […]
av_timer 4 min
Existe uma quantidade enorme de mitos em torno do uso dos medidores nucleares na instrumentação industrial.
Preste bastante atenção neste texto e acabe de vez com qualquer receio que você possa ter com relação à essa tecnologia!
Já vi pessoas que acham que usar medidores nucleares traz os riscos imprevisíveis de acidentes ou de contaminação. Também pensam que vão desenvolver câncer, que o homem vai ficar impotente, a mulher estéril ou que um acidente grave possa acontecer a qualquer momento como em Chernobil, em Goiânia ou, mais recententemente, Fukoshima… Elas realmente acreditam nisso!
O medo vem da falta de conhecimento, então é perfeitamente normal que você tenha receio quando escuta algo relacionado à radiação.
Se formos pensar em radiação no nosso dia-a-dia:
Enfim!
De fato, a radiação precisa ser tratada com cautela. Uma exposição à níveis excessivos pode causar danos celulares e até a morte, mas são casos que dificilmente acontecem, já que a legislação brasileira é bem rígida quando se trata de Radioproteção dentro da Segurança do Trabalho.
Entenda de uma vez por todas que se todas as normas da radioproteção forem seguidas você estará mais exposto à radiação quando voar de avião do que trabalhando ao lado de um instrumento radiométrico!
Outro ponto importante diz respeito às blindagens das fontes radioativas presentes nos instrumentos. Elas são desenvolvidas seguindo rígidas normas internacionais, além de passarem pelo crivo da CNEN. Sua construção é feita com revestimento interno de chumbo e externo por metais específicos para cada aplicação, como Aço Carbono, Aço Inox, Ferro e Tungstênio, por exemplo.
No caso das blindagens da LINCE, por exemplo, nossos radioisótopos são encapsulado duplamente em Inox e com pérolas cerâmicas.
A construção da Blindagem de Fonte possui o papel de:
Exemplo de blindagem de fonte radioativa.
Outro ponto que faz as pessoas terem receio de investir em Medidores Nucleares é o custo.
Sim, é verdade que você não pode simplesmente comprar um equipamento nuclear e começar a usar sem maiores precauções.
É preciso cumprir uma série de exigências legais. É preciso fazer toda a regulamentação da planta junto à CNEN, estabelecendo um adequado Serviço de Radioproteção, interno ou terceirizado.
Você precisará definir quem será o Supervisor de Radioproteção. Precisará treinar os profissionais que serão os IOEs (Indivíduos Ocupacionalmente Expostos), como técnicos eletricistas e de manutenção, que deverão receber adicionais em seus salários.
O uso de um Medidor Nuclear tem qualidade e precisão extremas, mecanismos de altíssima segurança, alta durabilidade e, seguindo um Plano de Radioproteção correto, os riscos são quase nulos!
Compartilhe com seus colegas que ainda têm receio de adotar Medidores Nucleares para que juntos possamos desenvolver nossos conhecimentos sobre esse tema.
Para que você possa conhecer mais sobre os cuidados de radioproteção envolvendo as atividades que utilizam fontes radioativas, indico o excelente blog Radioproteção na Prática.
E se você quiser saber tudo sobre Medição de Nível, não perca esta postagem.
Não esqueça de assinar nossa newsletter e ficar por dentro de todas as dicas e novidades.
Obrigado pela leitura do nosso material e até a próxima!