NR-22 – Prevenindo acidentes na Indústria de Mineração

O Setor de Mineração é o maior responsável por mortes no trabalho ao redor do mundo. Mas você sabia que existe uma Norma Regulamentadora responsável por ajudar na segurança do setor? É a NR-22!

O Setor de Mineração é o maior responsável por mortes no trabalho ao redor do mundo, saiba quais são os riscos que você está exposto e como lidar com eles. E você sabia que existe uma Norma Regulamentadora responsável por ajudar na segurança do setor? É a NR-22!

Quando falamos em mineração, falamos também de exploração, extração e beneficiamento de minerais que se encontram nas rochas e solos. A atividade de mineração está dividida em duas, extração a céu aberto e no subterrâneo.

O setor da mineração possui extrema importância na economia brasileira, mas infelizmente também está na liderança quando o assunto é acidente de trabalho!

Ele é o quarto setor da economia com mais acidentes e o segundo em taxa de mortalidade, isso sem contar que muitos acidentes fatais nem sequer são contabilizados ou caracterizados como tais.

Por esse motivo, é importante saber que a N-22 é uma aliada da indústria da mineração, sendo a norma responsável por regulamentar o planejamento e o desenvolvimento na atividade de mineração, buscando a segurança e a saúde do trabalhador envolvido nas atividades de mineração subterrâneas, a céu aberto, garimpos, beneficiamento minerais e pesquisa mineral.

Entre os riscos presentes, temos, por exemplo, deslizamentos que podem ocorrer durante a extração e inalação de poeiras que provocam a silicose, uma doença respiratória que causa fibrose pulmonar pela inalação de partículas contendo dióxido de silício e poeiras minerais. Minas Gerais é o Estado que mais apresentou trabalhadores com esse tipo de doença.

Todos esses riscos, podem ser evitados se houver comprometimento e planejamento na execução do trabalho ou projeto!

Ainda falando dos possíveis riscos existentes nas minas, podemos citar a Grisutosa, que é a mina de carvão na qual existe a possibilidade de formação de atmosfera explosiva, por causa da geração de um gás inflamável chamado grisu, formado principalmente por metano.

Outros riscos existentes são os químicos, como os fumos metálicos existentes nas atividades de beneficiamento e nas atividades de solda e corte.

Pensando em riscos físicos, podemos citar as radiações ionizantes na mineração de urânio (usados em usinas nucleares para geração de energia elétrica) e o ruído (que são gerados em alguns equipamentos, como os de britagem e moagem).

É importantíssimo que você tenha conhecimento desses riscos e acesso ao plano de emergência, caso trabalhe em uma indústria mineradora ou se constantemente faz visitas a elas.

E como se realizam ações para prevenir acidentes?

Antes de tudo, a empresa que você trabalha ou presta serviços deve elaborar um documento, levando em conta ações para controlar ou eliminar os riscos existentes na atividade.

Esse documento é o PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos, um dos principais documentos analisados durante uma auditoria!

A PGR tem como função realizar atividades como antecipação e identificação de fatores de risco, monitoração da exposição dos trabalhadores, dentre outros.

Outra forma de prevenção é sempre ter uma equipe especializada, como a brigada de emergência, pronta para possíveis emergências, e uma equipe de manutenção elétrica, já que a grande maioria dos riscos existentes está relacionado a problemas com eletricidade.

É importantíssimo também o uso de EPIs, como máscaras de respiração, protetores auditivos e camisas com faixas refletivas.

É uma obrigação do trabalhador comunicar imediatamente o supervisor ou gestor da área a presença de situações que representam riscos para sua saúde e segurança.

É importante zelar pela segurança e saúde de terceiros que possam ser afetados por suas ações rotineiras, respeitando os requisitos da NR-22!

Quais são os principais requisitos da NR-22 para correias transportadoras, máquinas e equipamentos?

As correias transportadoras, como o próprio nome já diz, são utilizadas para transportes de minérios extraídos dos solos ou rochas até um outro local.

Ao realizar um projeto para dimensionamento das correias ou construção, deve-se considerar o tensionamento do sistema, garantindo uma tensão adequada à segurança da operação, conforme especificação em projeto.

Onde possa existir acesso de trabalhadores, é obrigatória a existência de dispositivo de emergência ou desligamento. A circulação sobre esses transportadores contínuos só é permitida por passarelas que possuam guarda-corpos e rodapés e a circulação sob os transportadores somente poderá ocorrer em locais protegidos contra quedas de materiais carregados.

Quanto às máquinas e equipamentos, todos devem ser montados, projetados e operados de acordo com requisitos da NR-22.

Podemos citar como exemplo as instalações de máquinas em locais com possibilidade de explosão, que são as chamadas atmosferas explosivas.

Essas máquinas devem possuir certificação para serem usadas nesses locais, respeitando a norma ABNT NBR IEC 60079 – Equipamentos elétricos para atmosferas explosivas.

Poeira – O Maior risco na indústria da mineração!

A poeira mineral, já citada anteriormente, é um dos agentes físicos que representa o maior risco na indústria da mineração, principalmente o chumbo e o manganês, que causam sérios danos à saúde em caso de inalação!

Quando existir exposição do trabalhador à poeira, a NR-22 determina que nestes locais deve-se fazer o monitoramento periódico da exposição dos trabalhadores e medidas que diminuam os riscos de inalação do agente.

Uma dessas medidas que existem para diminuição do risco é a umidificação, uma medida de proteção coletiva implantada em locais que há muita geração de poeira.

Locais onde existam máquinas, instalações e pisos em que haja muita circulação de pessoas e equipamentos devem ser periodicamente umidificados, impedindo a dispersão da poeira e evitando que o local se torne insalubre.

É de suma importância que haja conscientização do trabalhador quanto aos requisitos que devem ser seguidos e respeitados em sua rotina de trabalho na mineração e também da empresa com seu empregado.

A empresa precisa respeitar os requisitos da NR-22 e estar sempre em dia com suas obrigações em segurança do trabalho, além de procurar sempre a melhoria contínua na redução de acidentes, diminuindo, assim, o custo por causa de possíveis afastamentos de funcionários ou indenizações.

As leis estão aí para serem seguidas à risca. Assim, você evita que acidentes de trabalho possam ocorrer, o que acarretaria em prejuízos humanos, materiais e ao meio ambiente.

A Segurança do Trabalho é fundamental para que não haja riscos no seu meio ambiente de trabalho!

Assine a nossa newsletter fique por dentro de outras dicas e novidades!

Obrigado pela leitura do nosso material e até a próxima!

A Segurança do Trabalho é fundamental para que não haja riscos no seu meio ambiente de trabalho!

Assine a nossa newsletter fique por dentro de outras dicas e novidades!

Obrigado pela leitura do nosso material e até a próxima!

FONTES

  • Mais de 35 anos de experiência em automação e controle de processos.
  • Mais de 13 mil horas de engenharia de aplicação on-site
  • Mais de 5000 soluções de instrumentação desenvolvidas
  • NR-22