Pirâmide da Automação Industrial – Entenda de uma vez por todas!

Automação Industrial é um assunto muito amplo. Muita vezes as pessoas que estão ingressando agora nessa área se perdem diante de todo um novo universo que surge na frente delas. A Pirâmide da Automação Industrial pode te ajudar a entender sobre automação!

Você está lendo um Blog chamado Instrumentação e Controle, portanto, nossa preocupação é sempre transmitir para você materiais que agreguem no desempenho das suas atividades.

Por isso, nada melhor do que um diagrama simples para demonstrar cada instância de um campo tão grande quanto a Automação Industrial.

Campo de estudo tão amplo que abarca a Instrumentação Industrial e o Controle de processos.

O profissional de Automação ou Instrumentação Industrial precisa conhecer:

  • Instrumentação de processos;
  • Instalação de instrumentos;
  • Montagem de infraestruturas;
  • Conhecimento em diagnósticos de falhas;
  • Ações preventivas e corretivas em instalações elétricas, redes de ar comprimido, sistemas pneumáticos, redes hidráulicas e circuitos eletrônicos de controle de potência;
  • E muitas outras atividades envolvendo Automação e Instrumentação.

Pirâmide da Automação Industrial é uma boa forma de entender um pouco mais sobre a automação como um todo.

Pirâmide da Automação Industrial é um diagrama que representa, de forma hierárquica, os 5 diferentes níveis de controle e trabalho em Automação Industrial.

Pirâmide da Automação Industrial é um diagrama que representa, de forma hierárquica, os 5 diferentes níveis de controle e trabalho em Automação Industrial.

Os diferentes níveis de controle de automação industrial estão expostos na Pirâmide da Automação Industrial. Desde os equipamentos e dispositivos em campo até o gerenciamento corporativo da empresa. Cada instância que compõe a automação de uma empresa está hierarquicamente representada.

O objetivo de organizar a hierarquia da automação industrial visualmente em forma de pirâmide reside em mostrar a interdependência de cada um dos níveis de controle e de trabalho existentes no setor industrial.

Como tudo se relaciona na prática, o topo da pirâmide não é nada sem sua base. Você que pode estar na base ou no meio da pirâmide, sabe que da sua importância para o todo.

Ou seja, se a instrumentação que você manuseia e controla não está correspondendo às expectativas de produção estipuladas pelo comitê executivo da sua planta, nada vai bem.

Cada peça tem o seu valor. Estar ciente do contexto que faz parte agrega bastante valor para você como profissional de Automação ou Instrumentação Industrial.

Agora vamos descrever brevemente cada um dos níveis dispostos na Pirâmide da Automação Industrial.

Nível 1 – Dispositivo de Campo

O primeiro nível da pirâmide é composto em sua maioria por dispositivos de campo. Encontramos neste nível os atuadores, sensores, transmissores e outros componentes presentes na planta.

Nível 2 – Controle Individual de Atividades da Planta

O segundo nível apresenta equipamentos que realizam o controle automatizado das atividades da planta. É aqui que é possível encontrar dispositivos como CLP’s (Controlador Lógico Programável), SDCD’s (Sistema Digital de Controle Distribuído) e relés.

Nível 3 – Supervisão e Otimização do Processo

O terceiro nível destina-se à supervisão e otimização dos processos industriais executados por uma determinada célula de trabalho em uma planta. Normalmente um banco de dados da planta dá suporte à operação com todas as informações relacionadas ao processo.

Nível 4 – Gestão de Planta

O quarto nível é responsável pela parte de programação e também do planejamento da produção. Auxilia tanto no controle de processos industriais quanto também na logística de suprimentos.

Nível 5 – Administração de Recursos

O quinto e último nível da pirâmide da automação industrial é responsável pela administração dos recursos da empresa. Neste nível encontram-se softwares para gestão de venda, gestão financeira e BI (Business Intelligence) para ajudar na tomada de decisões que afetam a empresa como um todo. Todas as decisões administrativas deste nível devem estar baseadas na avaliação de cada um dos demais níveis da pirâmide.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre Automação Industrial?

A Pirâmide da Automação Industrial serve para cada profissional enxergar a relação de interdependência de cada nível (setor) de uma indústria.

Se você quer saber mais sobre o cenário da Automação Industrial brasileira, benefícios da Instrumentação Industrial ou tudo sobre Medição de Nível basta acessar os links azuis.

Ainda preparamos um texto especial para você ser o Herói da sua operação. São dicas práticas de como pequenas automações fazem a diferença em uma planta.

Obrigado por acompanhar nossos materiais e para receber mais informações sobre Automação e Instrumentação Industrial assine nossa newsletter.