Saiba como é feita a medição em correias transportadoras

As correias transportadoras são utilizadas para movimentar produtos em diversos setores da indústria, como na mineração. Para que não existam perdas nos processos de produção, é essencial realizar as medições com a maior precisão possível.

Continue lendo e saiba como são realizadas as medições em correias transportadoras.

Qual a função das correias transportadoras?

As correias transportadoras são essenciais para garantir que a movimentação de cargas seja um processo mais ágil. Sendo compostas por duas ou mais polias, as correias são responsáveis pela movimentação de uma esteira. 

É nessa esteira que o produto a ser transportado fica e onde medições, como de vazão mássica, podem ser realizadas.

Por que medir a Vazão Mássica?

A Vazão Mássica é necessária para qualquer tipo de processo em que exista a movimentação de sólidos, pois é necessário que se saiba a diferença entre a quantidade de matéria-prima que entrou no início do processo e a de produto que saiu ao final. Assim, é possível fazer o balanço da produção.

É um fato que, em todos os processos de uma indústria ocorrem perdas, e elas podem vir tanto de matérias-primas quanto de impurezas presentes no material utilizado. 

Esse acompanhamento do material, no início e no fim do processo, é essencial para medir a eficiência da planta de produção, seja de um tanque para outro, de parte do processo (separação, filtragem, concentração, etc.) ou no processo produtivo como um todo. 

É fundamental que o processo esteja relativamente estável e constante para que a medição seja feita com máxima eficiência.

Podemos usar como exemplo, e continuamos na indústria de mineração, uma lavra de calcário onde será produzido o clínquer. 

Todas as rochas retiradas desta lavra, de uma mina ou de uma montanha são pesadas, passam por britadores, moegas, processos de purificação, fornos e assim por diante, até chegar ao produto final – no caso, no clínquer.

A quantidade de produto gerado ao fim do processo cresce proporcionalmente à eficiência dele e o mesmo ocorre no sentido inverso. 

Se a quantidade de produto final cai, é sinal de que o seu processo não está indo bem, uma vez que outras variáveis, como a pureza e concentração das reservas, se mantiveram constantes. 

De uma maneira muito simplificada, a Vazão Mássica é medida para garantir que o seu processo se mantenha eficiente, como quando a relação entre o número de toneladas do produto que entrou e o de produto final produzido está constante.

Como é feita a medição nas correias transportadoras?

A medição de Vazão Mássica pode ser feita nas correias transportadoras 

Para uma medição eficiente da quantidade de produto transportado até o destino final, é preciso que o fluxo contínuo de material seja assegurado. 

Esta medição feita nas correias transportadoras determina com precisão a quantidade do produto presente.

A alta dinâmica favorece a medição mesmo em aplicações com camadas espessas de material.

E aí? Entendeu como a medição é feita em correias transportadoras?

A busca por processos cada vez mais eficientes e modernos deve ser constante e para isso, você pode contar com a ajuda da Instrumentação industrial para facilitar a sua vida.

Para saber mais sobre como funciona a Medição por Micro-ondas, você pode baixar agora mesmo o nosso eBook gratuito. Chegou o momento de dar um upgrade na operação em que você trabalha!

cta-ebook-micro-ondas
Quer saber mais sobre a Medição por Micro-Ondas? Baixe nosso e-book gratuito!

Busque um fabricante que realmente esteja comprometido em ajudar você a enfrentar o seu problema de medição mais específico.

Não deixe de assinar a nossa newsletter para se tornar especialista no assunto!

Obrigado pela leitura do nosso material e até a próxima!