Saiba quais são as vantagens de usar as micro-ondas em correias transportadoras

Quando se trata da medição em correias transportadoras, escolher instrumentos que utilizam micro-ondas pode ser a sua melhor escolha.

Saiba as vantagens que eles geram para os seus processos ao decorrer do post!

Como funciona o princípio de Medição por Micro-ondas?

As Micro-ondas são altamente sensíveis às moléculas de água, então, ao penetrarem no material que será medido, as micro-ondas causam a rotação das moléculas livres de água. Assim, a velocidade da micro-onda é reduzida (mudança de fase) e sua intensidade é diminuída (atenuação).

A mudança de fase e a atenuação das micro-ondas representam uma medição direta da concentração de água ou da umidade no material em que a medição será realizada. Também é possível realizar a medição de concentração ou de matéria seca.

Nos equipamentos de medição por micro-ondas mais modernos, toda a seção transversal do produto é penetrada, gerando uma medição mais precisa com resultados de alta fidelidade. Além disso, o produto que será medido não sofre aquecimento ou qualquer tipo de alteração, uma vez que as micro-ondas possuem potência muito baixa.

As antenas do sistema não entram em contato com o material, portanto, não estão sujeitas a serem afetadas por desafios de medição, como as incrustações, espumas e alta temperatura. 

Medidor de Brix, Concentração, Porcentagem de Água e Matéria Seca

Um exemplo de aplicação da Medição por Micro-ondas é no controle de cristalização da solução de açúcar em cozedores à vácuo, pois é de extrema importância para garantir um produto de alta qualidade ao final do processo.

Entre os tipos de instrumentos de Micro-ondas disponíveis, existe um que monitora a concentração (ºBrix) da solução de açúcar em tempo real e permite uma determinação precisa do ponto de cristalização.

O sensor pode ser instalado em tanques ou tubulações. Para tanques, é usado o tipo sonda de inserção, visto que possui versões com sistema auto limpante e compensação de temperatura. Já a instalação em tubulações, é feita por meio de células de fluxo com diâmetros de 2 a 10 polegadas.

Medidor por Micro-ondas de Umidade em Tempo Real

Existe um tipo de instrumento de medição por micro-ondas que realiza a medição de umidade de sólidos em tempo real e sem contato, e é ideal para uso em correias transportadoras. A sua medição possui alta precisão e representatividade, além de o sensor não entrar em contato direto com o produto, evitando manutenções desnecessárias.

Qual a função das correias transportadoras?

As correias transportadoras são essenciais para garantir que a agilidade na movimentação de cargas aumente. As correias estão presentes em diversos setores industriais, como a mineração, por exemplo. Elas são compostas por duas ou mais polias que são responsáveis pela movimentação de uma esteira. É nessa esteira que o produto a ser transportado fica. 

Quais são as vantagens da medição por micro-ondas em correias transportadoras?

As vantagens de utilizar equipamentos de medição por micro-ondas em correias transportadoras são diversas! Entre elas, podemos destacar:

  • redução de custos de produção com a medição em tempo real;
  • medição altamente representativa;
  • fácil de instalar em tubulações existentes, vasos ou tanques;
  • tecnologia multi-frequência, possibilitando medições estáveis e confiáveis;
  • calibração automática em campo, sem uso de computadores;
  • uso de até quatro curvas de calibração por equipamento;
  • interface intuitiva e de fácil operação e visualização;
  • possibilidade de compensação de densidade, espessura de camada e temperatura;
  • display gráfico;
  • precisão de até 0,1% massa.

Com fornecedor e suporte certos, você com certeza encontrará a solução ideal e personalizada para as suas necessidades!

Você agora já sabe como a medição por micro-ondas pode ser aplicada em seus processos, não é mesmo? Então, chegou o momento de dar um upgrade na operação em que você trabalha.

Converse com o seu superior e ajude-o a dar um basta nas cobranças em relação à produtividade da sua planta.

O próximo passo é buscar um fabricante que realmente esteja comprometido em ajudá-los a enfrentar o problema de Medição mais específico, com soluções totalmente customizadas para as necessidades dos seus processos.

Não deixe de assinar a nossa newsletter e se tornar um especialista no assunto!

FONTES

  • Mais de 35 anos de experiência em automação e controle de processos
  • Mais de 13 mil horas de engenharia de aplicação on-site
  • Mais de 5000 soluções de instrumentação desenvolvidas