Sensor de Nível Vibratório – Como funciona?

Escolher o Sensor de Nível correto para o seu processo é fundamental para que gastos desnecessários e paradas de planta não programadas sejam evitadas. Nesse post, falaremos sobre o Sensor de Nível Vibratório!

O Sensor de Nível é um instrumento de medição feito para atuar em determinados pontos fixos de nível. Estes pontos fixos são valores de nível em sensores de nível que, uma vez alcançados, exigem o desencadeamento de alguma ação necessária para a operação ou para a segurança do sistema em que o instrumento está inserido.

Por exemplo: Sensores de Nível podem ligar uma bomba, acionar um alarme ou desencadear uma sequência de operações automáticas quando o nível atinge um ponto fixo, informando à elas através de ajustes determinados.

Como funciona um Sensor de Nível?

Um Sensor de Nível é composto basicamente de duas partes: um detector de nível e um circuito de saída.

O detector informa ao circuito de saída a presença ou ausência do nível em determinada posição. Já o circuito de saída se encarrega de alterar o estado de saída do sensor em função da informação transmitida pelo detector.

Como funciona o Sensor de Nível Vibratório?

O Sensor de Nível Vibratório atua utilizando o amortecimento da vibração de uma haste só ou de duas hastes em forma de diapasão como meio de medir o nível.

O amortecimento mecânico acontece pela absorção de energia de vibração pela viscosidade de um líquido ou pela resistência de sólidos granulares ou em pó que entram em contato com uma ou mais hastes.

Escolher o Sensor de Nível correto para o seu processo é fundamental para que gastos desnecessários e paradas de planta não programadas sejam evitadas. Nesse post, falaremos sobre o Sensor de Nível Vibratório!

O Sensor de Nível Vibratório consiste em um garfo simétrico com duas extremidades. Na base do garfo há uma fina membrana com conexão a uma extensão em aço inoxidável que entra em contato com o processo. O garfo de vibração é excitado por uma frequência de ressonância por meio da membrana através de um cristal piezoelétrico.

O garfo de vibração é projetado para, quando for imerso em um material, haver um deslocamento na sua frequência de ressonância de aproximadamente 10% a 20%. A frequência de ressonância é coletada por um receptor de cristal, e o seu deslocamento por um circuito específico tem por função comutar do tipo NA ou NF.

De acordo com a configuração em que é executada, o Sensor de Nível Vibratório poderá ser instalado lateralmente ou no topo do reservatório. Só é preciso ter cuidado com os cantos onde possam haver acúmulo de material sólido, como em silos de grãos, e com as áreas em que ocorre a queda de material para a alimentação do reservatório.

Vantagens e desvantagens de se utilizar um Sensor de Nível Vibratório

Vantagens

  • Não possui componentes móveis;
  • Insensível a borbulhamento, turbulência ou partículas em suspensão;
  • Pode ser instalada em várias posições;
  • Não requer calibração;
  • Pode ser usada em produtos com alta viscosidade.

Desvantagens

  • Contato com o produto;
  • Falsa medição devido à incrustação.

E aí? Ajudamos você a entender mais sobre Sensores de Nível Vibratórios?

Para saber mais sobre as diversas tecnologias existentes para medir o nível, você pode baixar o nosso ebook gratuito aqui.

A otimização de custos em função da produtividade está fazendo todas as indústrias de pequeno, médio e grande porte aderirem aos instrumentos que utilizam tecnologias de Automação e Instrumentação Industrial.

Chegou o momento de dar um upgrade na operação em que você trabalha. Converse com o seu superior e ajude ele a dar um basta nas cobranças em relação a produtividade da sua planta.

O próximo passo é buscar um fabricante que realmente esteja comprometido em ajudar vocês a enfrentarem o seu problema de medição de nível mais específico.

Esperamos que a partir de agora você tenha total segurança das tecnologias mais adequadas aos processos que envolvem incrustação, espuma, pó em suspensão e interfaces complexas.

Esperamos também que você tenha segurança para tratar de assuntos relacionados à Medição de Nível e falar acerca das tecnologias mais adequadas para os desafios enfrentados nas instalações da mais diversas indústrias.

Não deixe de assinar a nossa newsletter para se tornar especialista no assunto!

Obrigado pela leitura do nosso material e até a próxima!

FONTES

  • Mais de 35 anos de experiência em automação e controle de processos.
  • Mais de 13 mil horas de engenharia de aplicação on-site
  • Mais de 5000 soluções de instrumentação desenvolvidas