Sensores de Nível com RF-Admitância: a tecnologia ideal para seus processos

Você está em busca de um Sensor de Nível para manter alta a performance dos seus processos e gerar economia de tempo e dinheiro em seu processo industrial? 

Conheça mais neste post sobre a RF-Admitância, tecnologia ideal para os processos de controle de nível na sua indústria!

As tecnologias de Medição de Nível mais recentes são extremamente simples de instalar e calibrar, além de não possuírem partes móveis. Sendo uma das mais modernas no mercado, hoje temos a tecnologia RF Admitância!

A RF Admitância é uma tecnologia de Instrumentação Industrial capaz de enfrentar e dar conta dos principais desafios envolvendo Medição de Nível, que são: incrustação, espuma, pó em suspensão, interfaces complexas e altas temperaturas.

Quais são os principais desafios da Mediação de Nível?

Durantes os processos industriais, a confiabilidade e a precisão das medições podem ser afetadas pelo que chamamos de desafios da Medição de Nível. 

São nomeados desafios e não problemas porque não é possível impedir que sejam gerados ao longo dos processos. O papel da Instrumentação Industrial é elaborar soluções que possam “vencer” os desafios e gerar resultados de medição precisos.

Incrustação: é a camada de produto acumulado que recobre os tanques de armazenamento e os sensores de nível, comprometendo a eficiência dos equipamentos.

Espuma: gerada em boa parte dos processos contínuos, também se torna um desafio quando ela impede a medição precisa ao se acumular nos sensores de nível.

Pó em suspensão: é a poeira que está em praticamente todas as indústrias, como a mineração, siderurgia, papel e celulose, química, petroquímica e outras.

Interfaces Complexas: são características físico-químicas, diferentemente dos produtos que podem ser um desafio, pois é necessário medir o nível de duas ou mais substâncias diferentes, tal qual ocorre na indústria petroquímica. São usados sistemas de separação para distinguir as interfaces em fases reaproveitáveis e/ou descartáveis.

Temperatura: quando o medidor de nível escolhido é composto por materiais que não são resistentes às altas temperaturas, a medição é comprometida. A escolha do material adequado é determinada principalmente pela temperatura e poder corrosivo do fluido.

Para alcançar eficiência no processo, é necessário que a Medição de Nível esteja calibrada e livre de interferências. Todos esses desafios afetam negativamente a produtividade da planta ao gerar alarmes falsos, transbordamentos e até paradas de planta não programadas.

Como funciona a tecnologia RF Admitância?

A RF Admitância utiliza um sinal de radiofrequência (RF), pois diante de uma incrustação ou outra interferência, ela indica a real presença ou ausência de produto, nível e/ou volume que está em contato com o elemento do Sensor ou Transmissor de Nível.

Trata-se de uma tecnologia baseada nos princípios da Capacitância e da Impedância. Mas, diferentemente dos medidores capacitivos comuns com sensores de dois terminais, a tecnologia RF Admitância é imune à Corrente Resistiva causada pela incrustação, espuma e pó em suspensão. 

A Capacitância sempre será formada entre o terceiro condutor do elemento sensor e a parede do tanque ou silo. A fração resistiva da corrente de medição flui do terceiro terminal para a parede do tanque porque a diferença de resistência sendo menor, atua nesse exato momento.

Entretanto, essa corrente não será medida e não irá provocar mudança de status na indicação do instrumento. Quando o nível real de produto no tanque subir e tocar o condutor central do sensor, provocará um aumento substancial da corrente capacitiva, que fluirá através de um demodulador e provocará mudança de status do relé, indicando assim presença real do material.

Trata-se de uma medição de alta confiabilidade, mesmo diante dos maiores desafios da Medição de Nível pontual ou contínua!

O que acontece quando uma incrustação recobre o elemento sensor do instrumento de Medição de Nível?

Quando uma incrustação envolve o elemento sensor do medidor de nível, o alarme é acionado, ocasionando a parada da planta. 

No momento em que um processo é interrompido de forma brusca, significa que a produtividade está sendo comprometida. Logo, o fluxo da planta não rende tudo o que deveria!

Além das paradas não programadas e o alarme falso gerado pelo medidor, a confiabilidade da Medição de Nível fica prejudicada, podendo gerar transbordamentos e acidentes de trabalho.

Composição básica de um Sensor de Nível capacitivo convencional

O elemento sensor é composto por dois terminais, sendo eles um terra e outro a parte ativa, parcial ou totalmente revestida por um plástico de engenharia.

Composição básica de um Sensor de Nível capacitivo com RF Admitância

O elemento sensor é composto por três terminais, sendo eles um terra, um escudo ativo (terceiro terminal) e uma parte ativa, parcial ou totalmente revestida por um plástico de engenharia. 

Os sensores e transmissores de nível com tecnologia RF-Admitância, ao trabalharem com radiofrequência (RF), por possuírem circuito de proteção contra incrustações, são os instrumentos que têm se mostrado mais eficientes em praticamente todos os tipos de aplicações.

Onde os instrumentos com a tecnologia RF-Admitância podem ser aplicados?

Os medidores de nível que utilizam a tecnologia RF Admitância podem ser aplicados na maioria dos processos em que se faz necessária a Medição de Nível pontual ou contínua, não importando se o produto a ser medido é líquido, pasta ou sólido granulado.

Tabela comparativa desafios medição de nível

A única contra indicação do uso da tecnologia RF-Admitância reside em casos extremos de Medição de Nível, nos quais se faz necessária a instrumentação radiométrica.

Vantagens da utilização de Sensores de Nível com a RF-Admitância

  • Precisão confiável;
  • Não possui componentes móveis;
  • Insensível à borbulhamentos, turbulências, espuma na superfície ou partículas em suspensão;
  • Livre de incrustações;
  • Pode ser instalado em várias posições;
  • Pode ser usado em produtos com alta viscosidade.

Se você quiser saber tudo sobre a RF-Admitância, não deixe de baixar o nosso eBook gratuito sobre o assunto!

admitancia e chave capacitiva

Como dizemos sempre: não existe tecnologia universal para a Medição de Nível. Por isso, é importante ficar atento aos desperdícios que podem estar ocorrendo na indústria em que você trabalha!

Busque um fabricante que possa fornecer soluções personalizadas para as necessidades dos seus processos industriais.

E não deixe de assinar a nossa Newsletter para receber mais conteúdos como este!