Sensores de Nível Tipo Boia – Porque o tempo de vida deles é reduzido?

Existem diversos tipos de Sensores de Nível no mercado e deve ser difícil saber escolher qual o melhor para o seu processo, ao mesmo tempo em que o custo valha à pena. Hoje vamos falar dos sensores de Nível tipo Boia.

O que são Sensores de Nível?

Os Sensores de Nível são instrumentos de medição feitos para atuar em determinados pontos fixos de nível.

Estes pontos fixos são valores de nível em sensores de nível que, uma vez alcançados, exigem o desencadeamento de alguma ação necessária para a operação ou para a segurança do sistema em que o instrumento está inserido.

Por exemplo: Sensores de Nível podem ligar uma bomba, acionar um alarme ou desencadear uma sequência de operações automáticas quando o nível atinge um ponto fixo, informando à elas através de ajustes determinados.

Como funcionam os Sensores de Nível?

Os Sensores de Nível são compostos basicamente de duas partes: um detector de nível e um circuito de saída.

O detector informa ao circuito de saída a presença ou ausência do nível em determinada posição. Já o circuito de saída se encarrega de alterar o estado de saída do sensor de nível em função da informação transmitida pelo detector.

Como funcionam os Sensores de Nível tipo Boia?

Essa solução é bem simples e ainda é amplamente usada no mercado, devido a sua simplicidade baixo custo de aplicação.

Ele pode ser instalada tanto na horizontal quanto na vertical. A forma mais utilizada é na parte lateral do tanque, horizontalmente.

Quando nível aumenta ou diminui, a boia se movimenta junto e, através de uma haste, é feito, magneticamente, o acionamento do contato.

Existem diversos tipos de Sensores de Nível no mercado e deve ser difícil saber escolher qual o melhor para o seu processo, ao mesmo tempo em que o custo valha à pena. Hoje vamos falar dos sensores de Nível tipo Boia.

Por serem mais simples, o tempo de vida deles acaba sendo menor já que esses sensores servem para materiais que não oferecem muita resistência. Entretanto, os Sensores de Nível tipo Boia possuem um baixo custo em relação a outros tipos de sensores e, se o seu processo não requer um nível mais complexo de medição, esse sensor pode ser o que você procura!

E aí? Ajudamos você a entender mais sobre Sensores de Nível tipo Boia?

Para saber mais sobre as diversas tecnologias existentes para medir o nível, você pode baixar o nosso ebook gratuito aqui.

A otimização de custos em função da produtividade está fazendo todas as indústrias de pequeno, médio e grande porte aderirem aos instrumentos que utilizam tecnologias de Automação e Instrumentação Industrial.

Chegou o momento de dar um upgrade na operação em que você trabalha. Converse com o seu superior e ajude ele a dar um basta nas cobranças em relação a produtividade da sua planta.

O próximo passo é buscar um fabricante que realmente esteja comprometido em ajudar vocês a enfrentarem o seu problema de medição de nível mais específico.

Esperamos que a partir de agora você tenha total segurança das tecnologias mais adequadas aos processos que envolvem incrustação, espuma, pó em suspensão e interfaces complexas.

Esperamos também que você tenha segurança para tratar de assuntos relacionados à Medição de Nível e falar acerca das tecnologias mais adequadas para os desafios enfrentados nas instalações da mais diversas indústrias.

Não deixe de assinar a nossa newsletter para se tornar especialista no assunto!

Obrigado pela leitura do nosso material e até a próxima!

FONTES

    • Mais de 35 anos de experiência em automação e controle de processos.
    • Mais de 13 mil horas de engenharia de aplicação on-site
    • Mais de 5000 soluções de instrumentação desenvolvidas