Um Sistema de Despoeiramento Eficiente e a Redução dos Impactos Ambientais

Com a preocupação global em desacelerar os danos ao meio ambiente, as indústrias precisam pensar em soluções práticas que busquem sempre minimizar os impactos ambientais. Uma das ótimas opções que a tecnologia trouxe para o ramo industrial é o Sistema de Despoeiramento Eficiente.

Para tratar o ar de uma operação antes de liberá-lo na atmosfera, evitando que partículas liberadas pelos equipamentos contaminem o ar, um sistema de despoeiramento é utilizado. Desta forma, a poluição ambiental produzida em diferentes processos industriais é reduzida.

Componentes Fundamentais de Despoeiramento

Um bom sistema de despoeiramento deve conter:

  • Filtros de ar;
  • Ventiladores;
  • Sistema automático de limpeza de filtro, linha de dutos, válvulas, dampers, sensores, rosca transportadora e transporte pneumático.

O objetivo deste sistema é limpar o ar que é lançado no ambiente industrial e adequá-lo às condições apropriadas para o meio ambiente, a saúde e as leis.

Por isso, é fundamental ficar atento ao processo, para que ele não cause nenhum risco aos funcionários ou cause impactos ambientais.

Tipos de Filtro

Para que o despoeiramento seja feito com mais eficiência, é imprescindível que os filtros corretos sejam utilizados. Em geral, os melhores são os filtros de cartucho e os filtros de manga.

  • Os filtros de cartucho têm a função de reter as partículas sólidas do ar e separar os agentes contaminantes;
  • Os filtros manga retêm as partículas poluentes presentes no ar, para que os agentes contaminantes sejam separados, purificando o ar do ambiente de trabalho.

Considerações Finais

O sistema de despoeiramento industrial é importantíssimo para manter o ar do ambiente de trabalho saudável.

Ele é responsável pelo controle na emissão de poluentes para a atmosfera, reduz odores e gases, previne a criação de atmosferas explosivas, reduz o número de pó em suspensão no ar, torna o ambiente industrial muito mais seguro e reduz consideravelmente os impactos ambientais causados pela indústria.

Depois de instalado, para manter a eficiência total do sistema de despoeiramento, é fundamental que sejam feitas manutenções preventivas e a atualização regular dos filtros.

O cumprimento das leis e regulações e a Segurança do Trabalho também são fundamentais. Assim, você evita que acidentes ocorram, o que acarreta em prejuízos humanos e materiais.

Na Lince, a nossa expertise é atender as demandas de Instrumentação de empresas de todos os portes, através dos nossos serviços e produtos. Temos mais 30 anos de experiência e mais de 5.000 clientes satisfeitos. Tecnologia nacional, inovadora e exclusiva, desenvolvida sob os mais rigorosos padrões de engenharia do mundo.

Se esse conteúdo fez sentido para sua organização, entre em contato com a nossa equipe de especialistas e descubra o que podemos fazer pela sua empresa.

Obrigado pela leitura do nosso material e até a próxima!