Soluções de medição para a Indústria de Papel e Celulose

A indústria de papel e celulose conta com diversos processos que precisam ser controlados para que problemas sejam evitados. 

Dois dos processos de medição para esta indústria, são: a Medição de Vazão Mássica e Umidade do cavaco e madeira

Continue lendo e saiba mais sobre eles!

Quais as aplicações de instrumentos de medição na Indústria de Papel e Celulose

Os sistemas de medição são utilizados em plantas de produção da indústria de papel e celulose ao redor de todo o mundo para monitorar processos críticos e para melhorar a eficiência da produção. 

São utilizados instrumentos com tecnologias de radiometria e micro-ondas, com medições em tempo real altamente precisas e de alta repetibilidade. Isso tudo resulta na redução de custos, disponibilidade da planta e uma gestão de processos confiável. 

Medição sem contato

Todas as melhores e mais modernas soluções de medição disponíveis não fazem contato e não são intrusivas com os produtos que serão medidos.

As vantagens são:

  • não há exposição ao meio do processo, portanto, o instrumento não é afetado por condições ácidas, cáusticas, abrasivas ou impregnantes;
  • medição de vazão mássica de cavaco de madeira;
  • livre de desgaste e manutenção;
  • medição de umidade do cavaco de madeira;
  • fácil de instalar em tubos e tanques;
  • medição de altura de enchimento no digestor de polpa ou transportadores existentes; 
  • medição de densidade da lama de cal; 
  • menor custo de aquisição. 

Medição de vazão mássica de cavaco de madeira

A importância de controlar a quantidade de fibras que alimentam o tanque reside na otimização da função da caldeira. Quando uma balança radiométrica é utilizada, a vazão mássica do cavaco de madeira pode ser medida sem contato. A vantagem principal deste sistema é que a balança radiométrica não precisa ser recalibrada

O sistema pode ser instalado em transportadores do tipo esteira, corrente, rosca ou qualquer outro tipo. Instalações posteriores em linhas de alimentação de caldeira existentes, são facilmente executadas. 

Graças a esta medição, existem dados do processo em tempo real e online, da otimização da operação da caldeira e o balanceamento ideal de matéria-prima da caldeira.

Medição de umidade de cavaco de madeira 

A determinação da matéria seca é importante para manter constante a eficiência da caldeira. Especialmente no verão, quando as pilhas de cavaco estão umedecidas, a concentração de água pode variar drasticamente.

Através do sistema de micro-ondas baseado na tecnologia sem contato de transmissão, a medição online da umidade é bem executada. 

Com uma antena transmissora abaixo da esteira e uma antena receptora acima, as micro-ondas penetram por toda a seção transversal do material, o que leva a uma informação em tempo real altamente representativa. 

Um sistema radiométrico adicional pode ser utilizado para compensar variações na densidade aparente e na carga.

Os benefícios trazidos por este tipo de medição são: 

  • o aumento da eficiência da caldeira;
  • a otimização da operação da caldeira através de informação da umidade em campo;
  • fácil retrofit em sistemas existentes sem modificação; 
  • controle em tempo real do processo de cozimento.

Medição de densidade da lama de cal 

Na regeneração dos insumos químicos da polpa, a lama de cal é formada como um subproduto. Diversas etapas de processo são seguidas para converter a suspensão novamente em óxido de cálcio (cal).

Durante estes processos, é importante possuir informação em tempo real sobre o conteúdo sólido e a densidade do leite de cal. Um sistema radiométrico é ideal para esse tipo de aplicação, porque não entra em contato com a suspensão e não se desgasta. 

Com um simples sistema de abraçadeira, a instalação é fácil, sem ser necessária a parada de processo. A alta precisão e repetibilidade da medição ajudam a otimizar o processo de recuperação, enquanto o esforço para manter o sistema é mínimo ou inexistente.

Os benefícios desta medição estão:

  • na informação sobre densidade e concentração de sólidos em tempo real; 
  • na melhoria do controle do processamento da lama de cal; 
  • na otimização do uso de reagentes, como os floculantes, levando à economia de material; 
  • além da redução dos custos de operação.

Medição de densidade do licor 

A recuperação e a regeneração dos insumos químicos da polpa e a queima do material orgânico dissolvido da madeira, são etapas críticas em uma planta de produção de papel e celulose.

Uma medição precisa e com alta repetibilidade é absolutamente necessária para operar adequadamente nessa fase do processo. 

A densidade do licor negro e do licor verde são medidas por sistemas radiométricos, os quais são fixados por meio de abraçadeiras nos tubos e fornecem leituras altamente repetitivas.

A medição é feita sem contato, portanto não é afetada pela alta temperatura e pelas propriedades químicas do licor. A instalação posterior em linhas existentes é facilmente executada e sem tempo de parada. 

Os benefícios desta aplicação são:

  • a informação em tempo real acerca das propriedades do licor; 
  • a otimização do processo de regeneração do licor; 
  • o aumento da disponibilidade da planta; 
  • ser virtualmente livre de custos de operação e manutenção; 
  • ter fácil retrofit, sem parada do processo.  

Medição de vazão mássica de papel reciclado

O processamento do papel reciclado envolve o cozimento do papel para recuperação da lignina. Para controlar a quantidade de papel destinado ao processo de cozimento, uma balança radiométrica é utilizada para a medição.

Ela mede a vazão de forma sem contato e não intrusiva, sem nenhuma parte móvel. Instalações são possíveis em todos os tipos de transportadores como, por exemplo, dos tipos esteira, corrente, canecas e rosca. A medição é altamente precisa e com alta repetibilidade, além de não necessitar de recalibração.

Os benefícios destes processos são:

  • a medição sem contato irradiando o papel com radiação gama; 
  • a alta repetibilidade; 
  • não necessita de recalibrações frequentes;
  • é livre de manutenções; 
  • por ser uma medição virtual, não há custos de operação.

Viu só a quantidade de soluções de medição voltadas para a indústria de papel e celulose?

Com fornecedor e suporte certos, você com certeza irá encontrar a solução ideal e totalmente personalizada para as suas necessidades!

Você agora já sabe dos benefícios que os medidores de umidade por micro-ondas trazem para seus processos, não é? Então, chegou o momento de dar um upgrade na operação em que você trabalha.

Converse com o seu superior e ajude-o a dar um basta nas cobranças em relação à produtividade da sua planta.

O próximo passo é buscar um fabricante que realmente esteja comprometido em ajudá-los a enfrentar o problema de Medição mais específico, com soluções totalmente customizadas para as necessidades dos seus processos.

Não deixe de assinar a nossa newsletter e se tornar um especialista no assunto!