Tecnologias Que Salvam Vidas Na Indústria da Mineração

A Indústria de Mineração é a maior responsável por mortes no ambiente de trabalho ao redor do mundo. Aqui no Brasil, temos a NR-22, norma que é responsável por regulamentar o planejamento e o desenvolvimento da atividade de mineração. Entretanto, ela não funciona sozinha. Existem tecnologias que salvam vidas nessa indústria. Continue lendo o post e descubra!

Como funciona a Indústria da Mineração?

Quando falamos da Indústria de Mineração, podemos pensar também em exploração, extração e beneficiamento de minerais que se encontram presentes em todo o território, desde rochas até o solo.

A Indústria da Mineração possui extrema importância na economia brasileira mas, infelizmente, também está na liderança quando o assunto é acidente de trabalho!

Entre os possíveis riscos, temos os deslizamentos que podem ocorrer durante a extração, a inalação de poeiras e de partículas geradas no processo e, como vimos recentemente em Brumadinho, o rompimento de barreiras de rejeitos, quando há o beneficiamento de minérios via úmida.

Todos esses riscos podem ser evitados se houver comprometimento e planejamento na execução do trabalho ou projeto!

Tecnologias que possuem papel essencial na Indústria da Mineração

Podemos pensar em dois tipos principais de tecnologia: os instrumentos de medição de nível, densidade, vazão mássica e outros e as tecnologias analíticas, como o controle de temperatura, pH e sinais e sirenes de aviso.

Em barragens de rejeitos, as tecnologias analiticas são essenciais.  Em Brumadinho, por exemplo, as sirenes não soaram antes do primeiro rompimento da barragem, como aviso de risco, mas soaram quando houve um risco de um segundo rompimento em andamento.

Já a Medição de Nível, não é feita diretamente nas barragens, mas em poços profundos, para manter o controle dos lençóis freáticos e evitar que haja o transbordamento deles.

E que tipo de Sensor de Nível é utilizado para realizar essa Medição de Nível?

A gente sempre bate na tecla de que não existe tecnologia universal para a Medição de Nível, mas indicamos Sensores de Nível contínuos para o processo. Eles são usados para:

  • Proteger a bomba de poço para que ela não puxe o ar e cavite;
  • Evitar transbordamentos, que levariam o conteúdo para uma bacia de contenção;
  • Manter o controle do lençol freático para que, caso esses transbordamentos ocorram, seja possível resolver a situação antes que os rejeitos sejam acumulados, o que impactaria até na barragem.

Normalmente, o Sensor de Nível Ultrassônico Multiplexado é usado na Medição de Nível, mas não é o ideal, pois podem ocorrer incrustações no sensor, atrapalhando a medição.

Por isso, os Sensores de Nível com a tecnologia RF Admitância são os mais indicados

É preciso encontrar um equilíbrio entre o custo do produto e gastos com manutenções, antes de decidir qual instrumento de Medição de Nível será escolhido.

A Indústria de Mineração é a maior responsável por mortes no ambiente de trabalho ao redor do mundo. Aqui no Brasil, temos a NR-22, norma que é responsável por regulamentar o planejamento e o desenvolvimento da atividade de mineração. Entretanto, ela não funciona sozinha. Existem tecnologias que salvam vidas nessa indústria. Continue lendo o post e descubra!

Por que é necessário calcular a Vazão Mássica nos processos da Indústria de Mineração?

Qualquer processo em que exista a movimentação de sólidos, é indispensável fazer a medição de Vazão Mássica para que se saiba a diferença entre a quantidade de matéria-prima que entrou no início do processo e a de produto que saiu ao final dele. Assim, é possível fazer o balanço da produção.

Todo processo tem perdas. Elas podem ser tanto de matérias-primas quanto de substâncias impuras que estavam no material usado.

Esse acompanhamento do que entrou e do que saiu é importante para medir a eficiência da planta, seja de um tanque para outro, de parte do processo (separação, filtragem, concentração, etc.) ou no processo produtivo como um todo. E o processo precisa estar relativamente constante (estável) o tempo todo!

Podemos usar como exemplo uma lavra de calcário em que será produzido o clínquer. Tudo o que for retirado de rocha dessa lavra, ou de uma mina ou de uma montanha é pesado, passa por um britador, uma moega, um processo de purificação, um forno e assim por diante, até chegar no produto final, o clínquer.

Se a eficiência do seu processo aumenta, a quantidade de produto final aumenta. Se a quantidade de produto final cai, é sinal de que sua eficiência baixou, entendendo-se que as outras variáveis, como pureza/concentração das reservas, se mantiveram constantes.

E como realizar ações e prevenir acidentes na Indústria da Mineração?

Antes de tudo, a empresa envolvida na Indústria da Mineração deve elaborar um documento, levando em consideração ações para controlar ou eliminar os riscos existentes na atividade.

Esse documento é o PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos), e é um dos principais documentos analisados durante uma auditoria!

A PGR tem como função realizar atividades como antecipação e identificação de fatores de risco na Indústria da Mineração, avaliação e monitoração dos fatores de risco e da exposição dos trabalhadores, entre outros.

Também é importante sempre ter uma equipe especializada para eventuais emergências. É imprescindível também o uso de EPIs, como máscaras de respiração, protetores auditivos e camisas com faixas refletivas.

Se você acompanha o nosso blog, já deve ter percebido que a gente fala bastante sobre automação industrial e instrumentação industrial, não é? Mas você sabe a diferença entre esses dois termos?

É uma obrigação do trabalhador comunicar imediatamente o supervisor ou gestor da área a presença de situações que representam riscos para sua saúde e segurança.

É importante ficar atento à segurança de todos presentes no ambiente de trabalho que possam ser afetados por ações rotineiras da Indústria da Mineração!

Você viu que a Indústria da Mineração está cercada de riscos em suas atividades, não é? As leis estão aí para serem seguidas à risca. Assim, você evita que acidentes de trabalho possam ocorrer, o que acarretaria em prejuízos humanos, materiais e ao meio ambiente!

A Segurança do Trabalho é fundamental para que não haja riscos no seu ambiente de trabalho!

A busca por processos cada vez mais eficientes é constante e você pode contar com a ajuda da Instrumentação e Automação industrial para facilitar a sua vida!

Para saber mais sobre as diversas tecnologias existentes para medir o nível em diversos processos, você pode baixar o nosso e-book gratuito aqui.

O próximo passo é buscar um fabricante que realmente esteja comprometido em ajudar vocês a enfrentarem o seu problema de medição de nível mais específico.

Esperamos que você tenha segurança para tratar desses assuntos e falar acerca das tecnologias mais adequadas para os desafios enfrentados nas instalações da mais diversas indústrias, como a Indústria da Mineração.

Assine a nossa newsletter fique por dentro de outras dicas e novidades!

Obrigado pela leitura do nosso material e até a próxima!

FONTES

  • Mais de 35 anos de experiência em automação e controle de processos.
  • Mais de 13 mil horas de engenharia de aplicação on-site
  • Mais de 5000 soluções de instrumentação desenvolvidas