Tudo que você precisa saber para escolher o Sensor de Nível ideal

Você sempre busca resultados acima do esperado na sua empresa, não é mesmo? Então deve saber que a eficiência dos processos é fundamental para que gastos e danos futuros sejam evitados.

Uma das formas de aumentar a produtividade da sua indústria é escolhendo os melhores Sensores de Nível para os seus processos. Neste post, separamos tudo o que você precisa saber para escolher o melhor sensor de acordo com as suas necessidades.

Boa leitura!

O que é um Sensor de Nível?

Um Sensor de Nível é o equipamento responsável por realizar o controle do nível em silos e tanques. Como o próprio nome diz, o Nível é a medida em altura do conteúdo líquido ou sólido de um reservatório. A Medição de Nível possibilita:

  • a avaliação de tanques de armazenamento por meio da Medição de Nível Pontual;
  • o controle dos processos contínuos em que existam volumes líquidos ou sólidos, de acumulação temporária, amortecimento, mistura, resistência etc., mediante Medição de Nível Contínuo.

Os Sensores de Nível podem realizar ambos os tipos de Medição, dependendo do modelo deles. Os que realizam a Medição de Nível Pontual, são também conhecidos como Chaves de Nível. Já os que realizam a Medição de Nível Contínuo, são conhecidos como Transmissores de Nível.

Saiba mais sobre estes dois tipos de medição a seguir!

Medição de Nível Pontual

A Medição de Nível Pontual é aquela que indica se tem ou não nível em um reservatório. De forma simplificada, se o produto tocar no sensor, tem nível, se não tocar, não possui. 

Caso o Sensor de Nível esteja dentro do reservatório, pode ser afetado por desafios, como a incrustação, que fazem com que ele emita falsos alarmes, mesmo não tendo o nível de produto medido.

Este tipo de medição tem o objetivo de garantir um melhor fluxo de matéria-prima para que sejam evitadas as cavitações de bombas, transbordamentos, paradas de planta não programadas, desperdícios de produtos e todos os problemas gerados por uma má medição.

Exemplos de Sensores de Nível que realizam este tipo de medição

  • Sensor de Nível tipo boia
  • Sensor de Nível tipo Pá Rotativa
  • Sensor de Nível tipo garfo vibratório
  • Sensor de Nível indutivo
  • Sensor de Nível condutivo
  • Sensor de Nível capacitivo
  • Sensor de Nível com a tecnologia RF-Admitância

Medição de Nível Contínuo

A Medição de Nível Contínuo mede o nível do produto em tempo real no reservatório. Por exemplo, em diferentes equipamentos industriais, utiliza-se a cal. 

Com um controle adequado da Medição de Nível Contínuo através dos Sensores de Nível, o consumo desta matéria prima poderá ser monitorado remotamente e em tempo real pelo fornecedor. 

Assim, é possível enviar o produto para etapas seguintes do processo e recomeçar o abastecimento do reservatório no momento em que o nível ideal for atingido.

Exemplos de Sensores de Nível que realizam este tipo de medição

  • Sensores de Nível capacitivo
  • Sensor de Nível tipo radar de onda guiada
  • Sensor de Nível Ultrassônico
  • Sensor de Nível por pressão diferencial
  • Sensor de Nível com a tecnologia RF-Admitância
  • Sensor de Nível Radiométrico

É importante notar que, tanto na Medição de Nível pontual quanto contínuo, estão presentes Sensores de Nível capacitivos e com a Tecnologia RF-Admitância, mas no primeiro processo, são Chaves de Nível e, no segundo, Transmissores de Nível.

Um fato sobre os Sensores de Nível: não existe um equipamento universal para todos os tipos de medição. Existem diversos tipos de Chaves e Transmissores de Nível no mercado. Eles são, podem e devem ser usados em conjunto durante os processos industriais.

É uma boa maneira de manter a produção constante e eficaz. Caso um desses tipos de medidores falhe, o outro poderá cumprir parte do controle do processo, até que o problema seja resolvido. 

Além da Redundância, na maioria das vezes, a combinação de Chaves e Transmissores de Nível também serve para garantir a segurança dos trabalhadores e do meio ambiente.

Para que seja possível definir o melhor Sensor de Nível para lidar com os principais desafios da Medição de Nível, é importante saber que existem dois tipos de equipamentos: aqueles que medem o nível tendo contato com o produto e os que não entram em contato com ele.

Medição de Nível com contato

Em uma medição com contato, parte do sistema de medição tem contato direto com o conteúdo do tanque. 

Os Sensores de Nível com a tecnologia a RF-Admitância são os melhores exemplos, pois realizam a medição por contato com eficiência e sem serem afetados pelos desafios da Medição de Nível.

Já quando falamos de Medição de Nível sem contato, nenhuma parte do Sensor de Nível fica em contato direto com o produto armazenado no tanque. Assim, os principais desafios da Medição de Nível não afetam os resultados na maioria das vezes. 

Métodos sem contato são os preferidos quando o meio a ser controlado é especialmente abrasivo ou corrosivo.

Em alguns dos casos, verifica-se uma perda de precisão na medição, devido à poeira ou pó em suspensão e ecos falsos na leitura. 

Mas, o processo de Medição de Nível sem contato, como é feito por equipamentos radiométricos, garantem uma precisão não atingida por nenhum outro tipo de medidor, uma vez que utilizam Tecnologia Atômica.

Para saber mais sobre as diversas tecnologias existentes para medir o nível, você pode baixar o nosso eBook gratuito clicando na imagem abaixo!

medição de nivel ideal

Frisamos que é essencial buscar um fabricante que realmente esteja comprometido a ajudar vocês a enfrentarem os seus problemas de Medição de Nível mais específico e possa fornecer Sensores de Nível personalizados de acordo com as suas necessidades.

Não deixe de assinar a nossa newsletter para receber mais conteúdos como este e se tornar especialista no assunto!