Vantagens e Desvantagens da Medição por Micro-ondas

A tecnologia de Medição por Micro-ondas pode trazer diversos benefícios para os seus processos, garantindo medições precisas.

Saiba mais sobre as vantagens e desvantagens desta nova tecnologia no nosso post!

Onde a Medição por Micro-ondas pode ser aplicada?

Os medidores por Micro-ondas vêm para servir como mais uma excelente solução para os seus problemas de Medição

Ao utilizar sistemas de Medição com esta tecnologia, é possível medir em tempo real a concentração, massa seca, umidade, conteúdo de água e uma grande variedade de produtos.

Existem diversos campos de aplicação para o sistema de Medição por Micro-ondas, desde a indústria alimentícia até usinas de energia e fábricas de papel.

Estes instrumentos podem ser usados para realizar medições em materiais a granel, fluidos, material em suspensão e pastosos!

Como funciona o princípio de Medição por Micro-ondas?

As Micro-ondas são altamente sensíveis à moléculas de água. Ao penetrar no material de processo, as micro-ondas causam a rotação das moléculas de água livres. Como resultado, a velocidade da micro-onda é reduzida (mudança de fase) e sua intensidade é diminuída (atenuação).

A mudança de fase e a atenuação das micro-ondas representam uma medição direta da concentração de água ou a umidade em um dado material, de onde se pode também inferir medições de concentração ou de matéria seca.

No sistema de transmissão de micro-ondas mais modernos, toda a seção transversal do material é penetrada. Portanto, a medição é altamente precisa e traz resultados com mais fidelidade. 

Além disso, pelas micro-ondas possuírem potência muito baixa, de aproximadamente 0,1 mW, o produto que será analisado não aquece ou sofre alterações!

As antenas do sistema não entram em contato com o material, portanto, não estão sujeitas à desgastes. A alta dinâmica favorece a medição mesmo em aplicações com camadas espessas de material. Para medição de umidade em correias transportadoras ou chutes. 

O sistema oferece a possibilidade de compensar a altura de coluna de altura de produto na correia por meio de um sensor de nível (ex.: ultrassônico). Em casos onde a densidade é variável, uma compensação de densidade por sistema radiométrico também pode ser instalada.

Os instrumentos de Medição por Micro-ondas medem umidade nos mais variados produtos e em linhas de produção. A medição pode ser feita em correias transportadoras, silos e chutes. 

A tecnologia também possibilita uma medição sem contato de toda a seção de material. O resultado é uma medição em linha precisa e representativa, com garantia de qualidade e otimização do processo. 

Medidor de Brix, Concentração, Porcentagem de Água e Matéria Seca

Outro exemplo de aplicação da Medição por Micro-ondas é no controle da cristalização da solução de açúcar em cozedores à vácuo, pois é de extrema importância para garantir um produto de alta qualidade ao final do processo.

Entre os tipos de instrumentos de Micro-ondas disponíveis, existe um que monitora a concentração (ºBrix) da solução de açúcar em tempo real e permite uma determinação precisa do ponto de cristalização.

O sensor pode ser instalado em tanques ou tubulações. Para tanques, é usado o tipo sonda de inserção e possui versões com sistema auto limpante e compensação de temperatura. Já a instalação em tubulações é feita por meio de células de fluxo com diâmetros de 2 a 10 polegadas.

Medidor de Umidade em Tempo Real

Existe outro instrumento por Micro-ondas que realiza a medição de umidade de sólidos em tempo real e sem contato, e é ideal para uso em correias transportadoras, silos e chutes. 

A sua medição possui alta precisão e representatividade, além de o sensor possuir uma tecnologia não intrusiva, o que faz com que o instrumento fique livre de manutenção e desgaste.

Ele conta com uma construção robusta especial para aplicações com material à granel e a sua interface de software é fácil de usar, o que garante procedimentos de calibração e operações rápidas e simples.

Desvantagens e vantagens da Medição por Micro-ondas

As vantagens da medição por Micro-ondas são diversas! Entre elas, podemos destacar:

  • redução de custos de produção com a medição em tempo real;
  • medição altamente representativa;
  • fácil de instalar em tubulações existentes, vasos ou tanques;
  • tecnologia multi-frequência. Medições estáveis e confiáveis;
  • calibração automática em campo, sem uso de computadores;
  • uso de até quatro curvas de calibração por equipamento;
  • interface intuitiva de fácil operação e visualização;
  • possibilidade de compensação de densidade, espessura de camada e temperatura;
  • display gráfico;
  • precisão de até 0,1% massa.

Além de todas estas vantagens, os sistemas de medição por Micro-ondas ainda trazem muitos benefícios para a sua empresa:

Menos gastos com a medição em tempo real

O monitoramento em linha durante a produção possibilita uma análise de tendência e, se necessária, uma intervenção antecipada na produção. O resultado é uma significativa redução de custos, além de um ganho em qualidade do produto.

Confiabilidade e precisão

Toda a seção de produto é analisada. Além disso, a tecnologia de multi-frequência e o canal de referência asseguram um resultado estável e representativo.

Sem-contato

A maioria dos sensores não entra em contato com o produto sendo analisado, portanto, não estão sujeitos à desgastes, resultando em redução ou zerando manutenções e limpezas especiais. Mas é importante ressaltar que, para Brix, não se aplica. Apenas para a medição de umidade.

Fácil Operação e Manuseio

Os medidores por Micro-ondas podem ser facilmente instalados. A unidade de avaliação agrega um display grande e uma interface amigável do software. Além disso, a calibração é automática e feita em campo.

Com fornecedor e suporte certos, você com certeza irá encontrar a solução ideal e totalmente personalizada para as suas necessidades!

Você agora já sabe as vantagens e desvantagens de realizar a Medição por Micro-ondas em seus processos, não é? Então, chegou o momento de dar um upgrade na operação em que você trabalha.

Converse com o seu superior e ajude-o a dar um basta nas cobranças em relação à produtividade da sua planta.

O próximo passo é buscar um fabricante que realmente esteja comprometido em ajudá-los a enfrentar o problema de Medição mais específico, com soluções totalmente customizadas para as necessidades dos seus processos.

Não deixe de assinar a nossa newsletter e se tornar um especialista no assunto!

FONTES

  • Mais de 35 anos de experiência em automação e controle de processos
  • Mais de 13 mil horas de engenharia de aplicação on-site
  • Mais de 5000 soluções de instrumentação desenvolvidas